Hábitos!

Nós, do campo do estudo, da Ciência, da Epistemologia, que é a própria teoria da ciência, nos dedicamos a olhar o quanto que o hábito pode obscurecer a nossa capacidade crítica. As coisas feitas por um hábito podem ficar privadas da capacidade crítica, de reflexão, de peneirar o que serve e o que não serve num determinado contexto.

Temos uma certa tendência aos hábitos, porque eles nos dão conforto, são familiares. Há pessoas, por exemplo, que dormem do mesmo lado da cama há 10, 20, 30, 40 anos. E até quando viajam, mesmo estando sozinhas numa cama larga, procuram aquele mesmo lado. Tem gente que senta no mesmo lugar à mesa para comer por décadas. Chega uma visita, senta no lugar dela e ela nem come direito naquele dia porque muda a paisagem, muda o lugar.

O hábito pode funcionar de uma lado como algo que nos dá alguma perícia, alguma habilidade por conta da prática, mas também pode nos imobilizar. E hábitos são difíceis mesmo de largar.

Mark Twain, escritor norte-americano, do século XIX, dizia que “nós não nos livramos de um hábito apenas o atirando pela janela afora. É preciso fazer o hábito descer as escadas degrau por degrau”. Não é fácil tirar um hábito, especialmente quando está grudado dentro da gente. Se ele for negativo, como dizia Mark Twain, tem que descer degrau por degrau empurrando. Quem imaginar que jogou fora e ele saiu, não é assim.

Hábitos são formas fundas de ancorar.

Por Mario Sergio Cortella, do livro “Pensar bem nos faz bem! – 1 filosofia, religião, ciência e educação”. Editora Vozes.

2 pensamentos sobre “Hábitos!

  1. Prezado Ricardo, devo dizer que me identifiquei muito com a sua expressividade ao dissertar um assunto. O conteúdo e a composição mediana torna a leitura muito prazerosa. Muito obrigado por compartilhar.

    Gostaria apenas de informar, com sua licença, que há uma palavra que precisa ser corrigida na primeira linha – “estufo”.

    Forte abraço professor!

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.