O mundo do cinema: juventude e distúrbios alimentares no filme “O mínimo para viver”

Um assunto delicado.

É assim que posso retratar um pouco do filme “O mínimo para viver”, com produção da Netflix e direção de Marti Noxon. O longa metragem conta a história da jovem Ellen (interpretada por Lily Collins) que vive uma situação de anorexia, retratada através de uma contagem minuciosa de calorias dos alimentos e de uma incessante busca por exercícios físicos.

O problema de Ellen é agravado por questões familiares, com um pai ausente e uma mãe distante fisicamente, o que a condiciona viver com a madrasta e uma meia irmã. Vários tratamentos não deram resultado e ela foi tentar uma “última alternativa” com o Dr. William Beckham (Keanu Reeves, de Matrix). Com métodos diferentes, Dr. William faz provocações para Ellen e para os jovens que estão em tratamento na sua casa.

O filme sofre uma crítica forte. Assim como na série “13 reasons why”, o filme aborda um assunto delicado de uma maneira “talvez” não convencional – o que pode ser bastante questionável para os especialistas. Particularmente, achei a narrativa bastante morna (quase fria)… mas o tema é, pela sua realidade e gravidade, importante para o debate – o que possibilita olhar o filme além da narrativa e focar nas trocas de informações. A busca do corpo perfeito, ocasionada por diversos estímulos da sociedade, pode sim gerar problemas de saúde – e até a morte-, e os jovens estão entre os afetados (talvez os mais afetados). Portanto, precisamos dialogar sobre isso.

Filme: “O mínimo para viver” (disponível na Netflix).

Direção: Marti Noxon.

Duração: 1h 47mim.

Confere aqui o trailer!

Paz e bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.