O mundo das palavras: livro “Francisco – o papa dos humildes”

Perdas de fieis. Segredos. Comportamentos inadequados diante dos ensinamentos de Jesus.

Vários dilemas rondavam a Igreja Católica quando o papa Bento XVI abdicou de sua posição de líder. A segunda vez na história da Igreja Católica que um papa ainda vivo deixou de ser o herdeiro de Pedro – o primeiro a ser Papa. Eu mesmo desconhecia todo o contexto que Bento XVI passava e quais os motivos reais que conduziram Jorge Mario Bergoglio até a posição de líder da Igreja Católica.

Bergoglio foi o primeiro jesuíta a ocupar a posição de papa, e também o primeiro a escolher o nome de Francisco. O livro mostra a votação dos cardeais e seus motivos; como os candidatos italianos, norte-americanos, alemães, africanos e latino-americanos eram vistos; e quais questões políticas (internas e externas a Roma) levaram ao enfraquecimento de Bento XVI e ao direcionamento a Jorge Mario Bergoglio.

A Igreja Católica precisava urgentemente de um papa que realmente olhasse para o povo, e é justamente isso que o autor, Andreas Englisch, no livro “FRANCISCO – O PAPA DOS HUMILDES”, vem esclarecer. O autor também faz um resgate do papado de João Paulo II, porque a cúria não queria que Bergoglio fosse eleito papa, como Bento XVI (ainda vivo) iria se comportar com outro seu lugar, e como Francisco (agora eleito papa) vem revolucionando Roma com seus comportamentos cheios de simplicidade, humildade e especialmente, acolhimento com os mais pobres.

A leitura é leve e intensa, e mostra uma igreja, que sendo feita por homens, está sujeita a falhas e problemas (alguns deles bem sérios). Como católico me surpreendi e me interessei bastante por tudo que foi apresentado – deve ser por isso que terminei a leitura em 1 semana. Super aconselho a leitura do livro, especialmente se você for católico, pois nos mostra como Francisco é um papa que realmente entende muito os ensinamentos de Jesus, e vem praticando-os como papa.

Livro: Francisco – o papa dos humildes”

Autor: Andreas Englisch

Editora: Universo dos Livros

Paz e bem!

Por Ricardo Verçoza Mendes – professor e mestrando em Indústrias Criativas.

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.