Quando muitos ouvem a palavra crítica, talvez já desperte na mente algo de ruim que possa acontecer e por algumas vezes esse pensamento também me vem. Mas aprendi (e estou aprendendo), que o real sentido da crítica é para nos alertar de comportamentos/atitudes que possam estar afetando negativamente nossa carreira e consequentemente nosso aprendizado.
Questões culturais parecem ainda restringir a ótica de construção que a crítica tem no relacionamento, doutrinando as pessoas a fugir/negar de momentos de avaliação. Não temos a chance de tornar um hábito a reflexão sobre as ações que estamos realizando, seja quando somos pequenos ou quando desenvolvemos algum trabalho em equipe. Não é fácil. Mas se pretendemos crescer no que fazemos, e ainda mais desejando posições de liderança, é inevitável o uso da crítica.
Certa vez eu li que muitas pessoas utilizam a expressão “critica construtiva” quando querem transparecer um significado positivo. Compreendi que essa expressão é um artifício utilizado para tentar mascarar possíveis efeitos ruins que os indivíduos possam antecipar.
A crítica só tem uma finalidade: apontar novos caminhos para o desenvolvimento. Qualquer coisa fora disso, alguém talvez esteja querendo ferrar você. Pense nisso e reflita.
Por Ricardo Verçoza