Uma série atual para pensar e repensar.
Eis que hoje, querido leitor e querida leitora, trago como sugestão a série da Netflix “Uma Advogada Extraordinária”. Fique ciente, assim como sugeri no título, que a narrativa aborda o autismo. O assunto autismo ainda é pouco conhecido e pouco debatido, e eu sei disso porque tenho um filho autista e sei um pouco das dificuldades do dia a dia.
A série é coreana e apresenta com simplicidade e encanto a história de Woo Young-Woo, uma advogada de 27 anos com espectro autista. Young Woo é uma excelente profissional, se formando como a melhor aluna de sua turma na Universidade Nacional de Seul. Por causa disso, ela acaba conseguindo um emprego em um dos mais prestigiados escritórios de advocacia do país – mas isso não é toda a verdade (não vou dar spoilers!).
Embora seja inteligente, Young-Woo tem dificuldades com interações sociais. Como resultado, muitos a veem como esquisita, o que a transformou em alvo de piadas e bullying por toda sua vida. Cada caso que Young-Woo precisa trabalhar é uma oportunidade para ela e para as pessoas ao seu redor aprender mais: seja entendendo como pensa um autista, seja desenvolvendo relacionamentos além dos preconceitos.
Existe muito afeto na construção da narrativa. Apesar de achar que em alguns momentos a história é exagerada, há muitos momentos humanizados que permitem compreender melhor uma pessoa autista. Para uma sociedade que ainda debate pouco o assunto, e que é permeada de preconceito (declarado e mascarado), a série se propõe a trazer o assunto para ser refletido e debatido. Família, amizade, trabalhos…relacionamentos afetivos: é um universo desafiante para o autista que precisamos ter empatia.
TRAILER:
SÉRIE: Uma advogada extraordinária.
ONDE ESTÁ DISPONÍVEL: Netflix.
Por Ricardo Verçoza – Professor e Escritor.
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem
Twitter: @Blog_PenseBem