Como vai a sua comunicação? 3 problemas comuns a todo mundo.

A comunicação é fundamental para a boa convivência, seja ela na vida pessoal ou no trabalho. Ela pode ser entendida como o fornecimento ou troca de informações, ideias e sentimentos através de palavras (escritas ou faladas), de sinais e até de gestos. É importante citar que os dispositivos móveis e as plataformas digitais facilitaram e aceleraram o processo de comunicação entre pessoas e grupos.

Por meio da comunicação é possível definir os objetivos da equipe ou da organização, avaliar progressos e observar se existem falhas nas estratégias. A depender da convivência entre as pessoas, pode existir fluidez na comunicação ou constantes e graves problemas. Em relação aos problemas é possível destacar três: 1 – Filtragem; 2 – Ruído; e 3 – Bloqueio.

FILTRAGEM ocorre quando existe seletividade na comunicação entre emissor e receptor. Desta forma, uma mensagem é enviada e o receptor escolhe ou capta parte da mensagem (talvez a parte que mais chamou a sua atenção).

Neste tipo de problema não se observa a mensagem como um todo, mas se foca em parte dela para debate ou discussão.

RUÍDO é uma distorção da mensagem em um processo de comunicação. Para você entender melhor, basta lembra da brincadeira do “telefone sem fio”. A mensagem era passada de uma pessoa para outra, e assim seguia até chegar ao final. Quando a última pessoa recebia a mensagem, e dizia o seu teor, muito provavelmente a mensagem estava diferente. E porquê? Ao longo do caminho ela foi alterada.

Neste tipo de problema existe uma confusão, sem querer ou proposital, com a mensagem que é passada no processo de comunicação.

Por fim, existe o BLOQUEIO. Neste tipo de problema de comunicação a mensagem é enviada, mas não chega ao receptor. É como se o meio utilizado para transmissão da mensagem falhasse ao conduzi-la até o receptor.

Um exemplo que pode ser considerado é quando enviamos uma mensagem pelo Whatsapp, mas ela não chega pelo fato de estarmos sem internet – ou do outro estar sem internet.

Ao analisar esses 3 problemas você poderá ter mais consciência das falhas que ocorrem durante a sua comunicação e também na comunicação de outras pessoas e grupos, permitindo uma visão crítica do processo e sua consequente evolução. Precisamos ter responsabilidade pela maneira como nos comunicamos, e pelas consequências dela na nossa vida pessoa e profissional.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.