Se você quisesse fazer um buraco no seu quintal e eu lhe levasse uma pá, não precisaria de mais nada, certo? Você não teria que confiar na pá ou acreditar na pá. O método mais eficiente seria deixar sua mente fora disso e simplesmente começar a cavar com sua ferramenta.
Se você me ligasse para dizer que ainda não há buraco nenhum no seu quintal e não sabe por que, eu lhe responderia que é porque você ainda não usou a pá. Você não precisa querer usar a pá para de fato usá-la. Nós nos tornamos muito confusos quanto a nossos desejos e vontades. Hoje em dia nos fazem acreditar de tal forma que deveríamos ter tudo o que queremos e desejamos que ficamos paralisados. Não tomamos qualquer atitude até sentirmos que realmente estamos com vontade!
Lembre-se de que somente fogo acende o fogo.
A melhor forma de se automotivar é agindo. Mesmo que essa verdade não pareça lhe ajudar muito. As pessoas querem saber como motivar a si mesmas para então iniciar as ações necessárias para terem a vida que desejam. O que não veem é que é a ação que cria motivação. Não o contrário.
Assim que entendem isso, elas ganham uma nova liberdade. Descobrem que podem simplesmente agir, sem analisar demais. Você sabe que a água está muito gelada. Você hesita achando que sentirá um choque no corpo quando mergulhar. Mas logo você pula e poucos minutos depois está feliz da vida nadando, se divertindo, e a água está deliciosa.
Por Steve Chandler, do livro “100 maneiras de motivar a si mesmo”.