Em viagem ao território em guerra na Ucrânia, de onde arrecadava fundos para “ajuda humanitária” no conflito, o deputado estadual Arthur do Val, ou Mamãe Falei (Sem partido), enviou áudios estimulando o turismo sexual de mulheres na zona de conflitos. E como a emenda é sempre pior que o soneto, o deputado de 35 anos usou o argumento de “ser jovem” para se justificar.
Enquanto mulheres aprendem desde cedo a deixar para trás a infância e se tornarem “maduras”, do outro lado, mesmo adultos, a confusão entre menino, jovem e “homem feito” ajuda a disfarçar e amenizar atitudes problemáticas. Quem nunca ouviu que um comentário mal intencionado ou ação mal intencionada, ou até um caso mais grave de assédio, eram só “brincadeirinha”? Ou que alguém era “um menino no corpo de um homem”?
Ju Wallauer e Cris Bartis recebem Jamil Chade, correspondente internacional e escritor de uma carta aberta a Mamãe Falei, e Manoel Pinto, fundador do Instituto Social de Cultura e Masculinidades, para uma discussão de peito aberto sobre como tornar inaceitável o comportamento de homens que se escondem na pele de meninos, para reforçar o machismo.
Ouça o podcast clicando no link >> https://www.b9.com.br/shows/mamilos/mamilos-mamae-falei-quando-os-homens-deixam-de-ser-meninos/