Descubra o relaxamento ativo!!

Há uma enorme diferença entre relaxamento ativo e relaxamento passivo. Quando jogamos videogames, jogos de tabuleiro ou baralho, fazemos jardinagem, levamos o cachorro para passear ou praticamos esportes, interagimos com o inesperado, e nossas mentes estão respondendo. Todas essas atividades aumentam a criatividade pessoal e a motivação intelectual.

São passatempos ativos. O relaxamento ativo renova a mente, mantendo-a flexível e exercitada para pensar. Grandes pensadores descobriram esse segredo há muito tempo. Winston Churchill pintava para relaxar. Albert Einstein tocava violino. Eles podiam relaxar uma parte do cérebro enquanto estimulavam outra. Ao voltar para suas atividades de trabalho, sentiam-se mais revigorados e afiados do que nunca.

A maioria das pessoas tenta anestesiar a mente a fim de relaxar. Elas assistem a filmes bobos e leem livros superficiais, bebem, fumam ou comem até se empanturrarem. O problema com essa forma de relaxamento é que embota o nosso espírito e dificulta o retorno à consciência. Descobri por acaso o poder restaurador dos videogames quando brincava com meu filho Bobby, com 9 anos na época.

O que começou como uma forma de alegrá-lo e de passar mais tempo com ele se tornou uma atividade desafiadora para o meu cérebro. A complexidade dos jogos de futebol, basquete e hóquei exigia um estimulante raciocínio recreativo.

Como disse Henry Ford:

“Pensar é o trabalho mais difícil que fazemos, e é por isso que tão poucas pessoas o fazem”.

Mas quando encontramos maneiras de unir o pensamento à diversão, nossas vidas se enriquecem. Nós nos tornamos jogadores ativos no jogo da vida, e não meros espectadores.

Por Steve Chandler, do livro “100 maneiras de motivas a si mesmo”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.