Uma história memorável!!
Fazia tempo que eu não lia biografia e gostei bastante da que apresenta Elza Soares. Cheguei até o livro a partir das boas críticas sobre a escrita do autor, Zeca Camargo…e realmente não me arrependi! Apesar de ter comprado esse livro em 2020 e ter iniciado a leitura no mesmo ano, só agora consegui concluir.
Além de memorável, a história de Elza traz para quem lê uma curiosidade da descoberta – já que eu não conhecia nada dela-, e também a inspiração diante de cada situação vivenciada – seja de tristeza ou de alegria. Quando voltei a ler o livro, que por sinal tem uma fluidez sensacional, passei a conhecer a história de Elza e a entender que ela tinha uma enorme vontade de viver.
Não vou dar muitas dicas aqui para não estragar possíveis revelações, curiosidades, e reviravoltas, mas uma coisa eu posso te afirmar: há muita esperança na vida de Elza. Esperança de sair de uma vida de pobreza…esperança de conseguir alimentar os filhos e estar próxima deles…esperança de ver o seu talento reconhecido…esperança de cantar aquilo que gostava…esperança de viver o amor ao lado de garrincha…esperança de não parar no tempo.
Uma história que começou (como cantora) na década de 1950, só veio terminar esse ano com o falecimento de Elza. Seus últimos trabalhos foram marcados por uma reinvenção e uma busca por autonomia e identidade. Álbuns como “Deus é mulher (2018)”, “Planeta fome (2019)”, “A mulher do fim do mundo (2015)”, “A bossa negra (1960)”, e “Sangue, suor e raça (1972)” trazem muito de uma Elza que foi, além de cantora, atriz, mãe, e guerreira.
Leia a biografia e escute as músicas. É uma boa descoberta!!
LIVRO: ‘Elza Soares’.
EDITORA: LeYa.
ANO: 2018.
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem
Twitter: @Blog_PenseBem