Encontre o Einstein que existe dentro de você.

Todo ser humano tem potencial para alguma forma de genialidade. Você não precisa ser bom em matemática ou física para ter uma experiência genial em seu raciocínio. Para experimentar um nível criativo de pensamento, tudo o que precisa é usar mais a imaginação. Essa é uma recomendação difícil para adultos, porque eles se acostumaram a usar a imaginação para uma coisa apenas: preocupações. Eles fantasiam o pior cenário possível o dia inteiro.

Toda a energia que têm é concentrada em imagens vívidas das coisas que mais temem. O que eles não percebem é que as preocupações são um desperdício da imaginação. A criatividade humana foi feita para coisas melhores. Pessoas que usam a imaginação para criar muitas vezes alcançam metas que gente preocupada demais nem sonha em realizar, mesmo quando possui um QI mais alto. Os criativos costumam ser chamados por seus colegas de “gênios” – como se genialidade fosse uma característica genética.

Quando criança, você usava sua imaginação instintivamente, como deve ser. Sonhava acordado e fazia de conta. Se voltar àquele estado de autoconfiança e sonhos, vai ter uma grata surpresa com sua capacidade de criar soluções inovadoras e imediatas para seus problemas.

Einstein dizia: “A imaginação é mais importante que o conhecimento.”

Quando li essa citação pela primeira vez, não entendi o que queria dizer. Sempre pensei que mais conhecimento fosse a resposta para todo problema difícil. Achava que se eu pudesse aprender mais coisas importantes, então tudo se resolveria. O que não entendia é que aquilo de que mais precisava não era conhecimento, mas a habilidade de usar a imaginação de forma proativa.

Depois que adquiri essa habilidade, a primeira tarefa foi imaginar quem eu gostaria de ser. Sonhar, nesse sentido, é um trabalho vigoroso. É o estágio de planejamento na criação de nosso futuro. Exige autoconfiança e coragem. Mas o mais importante em sonhar ativamente não é a realização da meta no futuro – é o efeito que tem sobre quem sonha.

Esqueça a realização literal do seu sonho nesse momento. Concentre-se em apenas sonhar. Ao embarcar no sonho, você passa a ser verdadeiro.

Por Steve Chandler, do livro “100 maneiras de motivas a si mesmo”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.