Dica de podcast: “Quem tem síndrome da impostora?”

Você já teve aquele momento que se sentiu insegura, despreparada, diminuída por alguma coisa – mesmo em um ambiente para o qual você tinha ensaiado ou uma atividade que você sempre dominou? Se sua resposta foi um “sim” bem sonoro, complementando quase automaticamente com algo como “até mais vezes do que gostaria”, pode ser que, em algum ponto do meio do caminho, você tenha desenvolvido uma relação problemática com a sua Impostora, aquela vozinha que fica o dia inteiro sussurrando no seu ouvido que nada vai dar certo.

Isso não é culpa sua, nem de ninguém: é resultado de uma estrutura que foi pensada para empurrar todas as mulheres para o mesmo lugar – e toda vez que tentamos romper com esse lugar, surge a insegurança; e mesmo quando tentamos conciliar um novo jeito de estar mundo com as estruturas tradicionais, surgem a culpa, as dúvidas e várias sabotadoras internas que atrapalham todo nosso caminho até à linha de chegada.

Ter uma avaliação crítica e honesta de si é sempre bom, mas quando essa “avaliação” nos paralisa, impede ou atrapalha nossos planos, é sabotagem pura – e pode ter problemas mais sérios do que a gente pensa.

Neste programa Cris Bartis e Ju Wallauer vão pegar na sua mão (e na da sua impostora) pra dizer que você não está sozinha, que esse é um problema mais social do que pessoal e que tem muita gente séria entendendo e cuidando desse fenômeno. Para completar a mesa, a triatleta, podcaster e psicóloga da Comissão Olímpica Brasileira, Carla di Pierro, e a atriz e influenciadora mundialmente conhecida, Bruna Marquezine, abrem o coração e a mente para tocar fundo nessa ferida tão secreta pra muitas mulheres do mundo inteiro.

Ouça o podcast no seu aplicativo favorito ou através do link:

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.