Tente ouvir interativamente

O princípio de usar a interatividade para aumentar a criatividade não se restringe a jogos de computador ou salas de bate-papo. Ao nos tornarmos plenamente conscientes desse princípio, podemos encontrar meios de ser mais interativos em qualquer situação. Podemos até deixar as conversas com familiares e amigos mais interativas do que eram antes.

Muitas vezes acontece conosco de ouvir um colega de trabalho ou parente e praticamente adivinharmos o que vão dizer. Isso reduz nosso nível de consciência, e uma forma de preguiça mental se instala. Em vez de escutar o outro de forma sonolenta, pontuando a fala dele com palavras e frases vazias como “certo” ou “é isso aí”, ouça de verdade e participe. A passividade prejudica tanto a nós mesmos quanto às pessoas que falam conosco.

A escritora Brenda Ueland disse certa vez: “Quando alguém nos escuta, isso nos reinventa, nos desenvolve e nos expande. Ideias começam a crescer de verdade dentro de nós e a ganhar vida.”

Quanto mais consideração demonstrarmos em nossas perguntas e comentários, mais interativa será a conversa. Procure oportunidades para ser mais interativo e assim motivar-se a viver níveis de experiência bem mais enriquecedores.

Por Steve Chandler, do livro “100 maneiras de motivas a si mesmo”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.