Pare para relaxar e refletir em silêncio.

“Pensar é o diálogo da alma consigo mesma”, disse Platão.

Que tal experimentar? Por um bom período de tempo, fique só, quieto, em silêncio total. Relaxe completamente. Desligue a televisão e o celular. Fique apenas consigo mesmo. Espere para ver o que acontece. Sinta-se parte do silêncio. Observe as ideias começando a aparecer. Veja sua relação consigo mesmo ficando melhor, mais suave e mais confortável.

Relaxar em silêncio permite que a vida dos seus sonhos lhe dê sinais e lampejos de motivação. Na vida civilizada de hoje, tão rica em informação e interatividade, ou você está vivendo o seu sonho ou o de outra pessoa. E, a menos que dê ao seu próprio sonho o tempo e o espaço necessários para que ele possa ser formulado, passará a maior parte de sua vida simplesmente ajudando os outros a tornarem os sonhos deles realidade.

O filósofo francês Blaise Pascal disse: “Todos os problemas do homem vêm de uma coisa só: ele não consegue passar um bom tempo sozinho, em silêncio, repousando dentro de um quarto.”

Repare que ele não disse alguns problemas do homem, mas sim todos. Às vezes, em minhas palestras sobre motivação, alguém me pergunta: “Por que tenho minhas melhores ideias quando estou no chuveiro?” Geralmente pergunto à pessoa: “Em que outra hora do dia você está sozinho consigo mesmo, sem qualquer outra distração?”

Se a pessoa for mesmo honesta, a resposta será nunca. Nesse momento só nosso não há televisão, música, trânsito, família ou animais de estimação – nada para distrair a mente da conversa interior.

As pessoas têm medo de ficar entediadas se tiverem que passar um tempo sozinhas. Mas a verdade é que nossa única motivação real é a automotivação, que vem de dentro de nós. Estar sozinho consigo mesmo sempre dá vazão a ideias motivadoras, basta dar tempo suficiente para isso.

A melhor forma de compreender o mundo é se afastando dele. Se você está sempre ocupado, grudado no celular, entretido com outras coisas e sem tempo para refletir, pode ter certeza de que acabará mais cedo ou mais tarde se sentindo sobrecarregado e desorientado.

A cura é simples e indolor. “Você não precisa sair do seu quarto”, disse Franz Kafka. “Fique quieto, parado e só. O mundo vai se oferecer a você para ser descoberto.”

Por Steve Chandler, do livro “100 maneiras de motivar a si mesmo”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.