“Como nascem os negacionistas?” [Podcast]

Dica de podcast!

Diante do cenário que estamos vivendo com a pandemia do covid-19, é fundamental abrir a mente e entender o que está acontecendo e pensar como criar uma cultura de respeito e segurança, de forma trazer benefícios para o indivíduo e para o coletivo. Então, deixo como sugestão o episódio 296 do Mamilos! Conteúdo de qualidade!

Há alguns anos, seria impossível imaginar que no meio de uma pandemia mundial, quando somente os estudos e fatos são capazes de nos oferecer caminhos e respostas, o descrédito na ciência seria tão grande. Um relatório do Wellcome Global Monitor revela que, no Brasil, 23% das pessoas acreditam que a ciência não os beneficia pessoalmente, nem traz benefícios para a maioria da sociedade. É um dado que preocupa e que abre espaço para os que realmente desacreditam da ciência. Os negacionistas, aqueles que escolhem ignorar a realidade, ou viver em sua própria realidade imaginada, são um grupo cada vez maior. A consequência disso é um comportamento de risco cada vez mais evidente, mesmo no pior momento da pandemia. Um perigo que todos correm, negacionistas ou não, devido ao comportamento alheio. Chegou a hora de a gente botar o dedo nessa ferida, entender como nasce o negacionismo e o que leva as pessoas a adotarem esse comportamento perigoso. 

Quem nos ajuda a desvendar esse comportamento é o sociólogo Renan Leonel, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique e a Márcia Couto, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Para nos explicar por que os números tão grandes de mortos e contaminados são difíceis de compreender, chamamos a matemática e neurocientista da UFRN, Etienne Lautenschlager. Contamos também com a participação de Jaque Costa, falando sobre a lógica por trás do comportamento soon-certain-positive, e por que ele importa pra nossa discussão!

Clica no link:
https://www.b9.com.br/shows/mamilos/mamilos-296-como-nascem-os-negacionistas/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.