Retrospectiva dos livros lidos em 2020!

Antes tarde do que nunca!

Estando com o computador em manutenção, minha retrospectiva dos livros lidos em 2020 demorou, mais saiu! A você que me acompanha aqui no blog, defini como meta ler 20 livros no ano que passou, e consegui ler 23. Às vezes eu acho pouco, mas já é o segundo ano que defino uma meta para leitura e consigo superá-la. Então, acredito que é importante porque vou moldando minha mente para o hábito da leitura.

Para facilitar a minha organização – e a sua leitura-, separei as leituras pelos meses. Você irá perceber duas coisas: 1 – alguns destes livros eu já fiz resenha (e vou colocar o link caso você queira conferir) e outros não, 2 – as leituras são bem diferentes, já que busco alternar para não ficar na mesmice. Bem…vamos lá:

JANEIRO: Livro lido “A arte da guerra”. Na verdade, reli. É uma leitura rápida e reflexiva. A versão que eu li foi traduzida diretamente do chinês e é feita por André da Silva Bueno. Livro em papel.

FEVEREIRO: 

1 – “Essencialismo”. Este livro propõe uma reflexão sobre foco e disciplina. Resenha: https://pensebem.blog/2020/02/18/o-mundo-das-palavras-rotina-foco-e-percepcao-de-valor-no-livro-essencialismo-a-busca-disciplinada-por-menos/ . Livro em papel.

2 – “O que a vida me ensinou”. Um livro cheio de reflexões sobre a vida do Mario Sergio Cortella. Resenha e livro em PDF: https://pensebem.blog/2020/06/15/o-mundo-das-palavras-aprendizado-transformacao-e-maturidade-no-livro-o-que-a-vida-me-ensinou/ . Leitura no Kindle.

MARÇO:

1 – “A sutil arte de ligar o f*da-se”. Este livro traz o que muita gente já sabe, mas de maneira provocativa. Resenha: https://pensebem.blog/2020/03/31/o-mundo-das-palavras-liberdade-autenticidade-e-vida-no-livro-a-sutil-arte-de-ligar-o-fda-se/ . Livro em papel.

2 – “Minha história”. Biografia da Michelle Obama. Uma história extraordinária! Resenha e livro em PDF: https://pensebem.blog/2020/04/24/o-mundo-das-palavras-vida-politica-e-carreira-no-livro-minha-historia-michelle-obama/ . Livro em papel.

3 – Às vezes a gente ganha, às vezes a gente perde”. Livro recheado de boas histórias. Ainda não fiz uma resenha, mas em breve postarei. O Autor é John C. Maxwell. Leitura no Kindle.

ABRIL:

1 – “Um carinho na alma”. Livro de Bráulio Bessa. Poesia, vida e amor é o que você vai encontrar aqui. Ainda não fiz uma resenha, mas com certeza farei! Leitura no Kindle.

2 – “Ainda dá! – A força da persistência”. Livro de Mario Sergio Cortella em parceria com Paulo Jebaili. Livro em papel.

MAIO: “Mapas mentais digitais”. Neste livro objetivo de Ismar Souza, temos o conceito de mapa mental e também instruções para construir um. Leitura no Kindle.

JUNHO:

1 – “A coragem de ser imperfeito”. Um dos livros mais conhecidos de Brené Brown. Super recomento os livros da autora! Ainda não fica uma resenha sobre esse livro…mas Super recomendo! Em breve posto no blog! Leitura no Kindle.

2 – “Somos todos criativos”. O autor Ken Robinson deixou um legado importante quando estudou como o sistema influenciou a percepção de criatividade. Leitura valiosa para quem quer entender um pouco como a educação contribuiu (e contribui) para desenvolver ou não a criatividade. Livro em papel.

JULHO:

1 – “Roube como um artista”. Este livro é curto e traz pequenas dicas para desenvolver uma mentalidade criativa. Livro em papel.

2 – “Pra você que teve um dia ruim”. Resenha: https://pensebem.blog/2020/10/14/o-mundo-das-palavras-vida-dor-e-maturidade-no-livro-pra-voce-que-teve-um-dia-ruim/ . Livro em papel.

3 – “Amor sustentável”. Relacionamentos, vulnerabilidade e independência emocional são o foco do livro.  Resenha: https://pensebem.blog/2020/08/05/dica-de-leitura-relacionamentos-vulnerabilidade-e-independencia-emocional-no-livro-amor-sustentavel/ . Leitura no Kindle.

AGOSTO:

1 – “Kafka para sobrecarregados”. Ideias interessantes, mas fraco na abordagem. Livro em papel.

2 – “A coragem para não agradar”. O livro é uma história cheia de ideias para reflexão. No começo achei chato, mas depois melhora. Leitura no Kindle.

3 – “A filosofia explica Bolsonaro”. Este livro eu ganhei de presente da minha irmã. É uma compreensão do começo do mandato de Bolsonaro, porque agora muita coisa mudou. Apesar das suas ideias serem breves, traz uma forma de compreendermos a lógica deste “desgoverno”. Livro em papel.

SETEMBRO:

1 – Ensaio “Quando acaba o século XX”, de Lilian Moritz Schwarcz. Um ensaio breve que traz um panorama da pandemia e de seus efeitos. Leitura no Kindle.

2 – “Scrum – a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”. Neste livro você não encontra uma explicação clara do método “Scrum”, mas histórias onde você verá o autor narrando sua aplicação. É interessante. Leitura no Kindle.

OUTUBRO:

1 – “A morte é um bom dia para viver”. Ainda não fiz uma resenha, mas farei…e vale a pena a leitura! Altamente reflexivo sobre um tema que muita gente foge: a morte. Leitura no Kindle.

2 – 10 leis para ser feliz. Um livro breve de Augusto Cury, mas com boas reflexões.

NOVEMBRO: 

1 – “Família é tudo”. Carpinejar conta histórias suas para mostrar que devemos dar valor a família…do jeito que ela é. Certamente farei uma resenha!

2 – “Arrume a sua cama – pequenas atitudes que podem mudar a sua vida…e talvez o mundo”. Este livro é do cara que capturou Osama Bin Laden, William H. Mcraven. O autor tem histórias fantásticas sobre companheirismo, disciplina, trabalho em equipe e determinação. Uma leitura inspiradora!

DEZEMBRO: sem leituras. Fiquei empolgado com 5 livros, e acabei não terminando nenhum.

Espero que você tenha gostado! Se você já leu algum destes livros, compartilha comigo o que você achou. Grande abraço!

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.