O mundo do cinema: identidade, desafios e empoderamento feminino no filme “A tenente de Cargil”

O avanço na transformação do mundo trouxe inúmeros benefícios, como melhores cuidados médicos, aumento na taxa de vida das pessoas, conexão com pessoas distantes, entre outros. Contudo, ainda temos indivíduos e sociedades presos à paradigmas que engessam o potencial humano de ação e criação, entendendo que existem atividades próprias somente para homens e outras somente para mulheres.

Com uma narrativa objetiva e reflexiva, o filme “A tenente de Cargil”, baseado em fatos reais, apresenta a história da tenente indiana Gunjan Saxena (interpretada por Janhvi Kapoor). Gunjan foi a primeira mulher a se tornar piloto de combate na Índia, e atuou durante a guerra de Cargil (situada no noroeste da Índia).

Gunjan desde criança alimentava o sonho de pilotar e viver a liberdade proporcionada pelo momento. Em casa sempre teve o apoio do pai, que sempre a estimulava a seguir seus sonhos, mas tinha que lidar com o olhar de reprovação da mãe e do irmão. Ao entrar em um ambiente predominantemente masculino que á a força aérea indiana, Gunjan percebe os desafios: falta de estrutura de acolhimento para as mulheres, desprezo dos homens e a sua exclusão nas atividades.

Bem…já estou contanto muito! Particularmente eu gostei da história, e sugiro que você possa tirar suas próprias conclusões. Este filme ajuda a refletir sobre o poder de ação que a mulher tem quando é movida por seus sonhos e por sua determinação. OBS: o filme está disponível na Netflix.

TRAILER:

Filme: filme “A tenente de Cargil”.

Tempo: 1h 52min.

Ano: 2020.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.