Ficção que retrata a realidade.
Ou será que é a realidade que inspira a ficção?
O desafio de contar histórias em um filme é encontrar o equilíbrio – se é que ele existe-, entre a perspectiva humana e real, e a perspectiva cinematográfica e fantasiosa. Essas histórias podem dizer muito sobre mim, sobre você ou sobre algum conhecido, e envolvem, direta ou indiretamente, frações das nossas vidas.
Quando o filme apresenta uma situação comum – não no sentido banal, mas no sentido de que retrata algo da vida e da natureza humana-, é possível que tenha uma boa chance de ser provocativo, como para mim foi o filme “A história de um casamento”. A narrativa apresenta o casamento de Nicole (interpretada por Scarlett Johansson, de “Lucy”, “A vigilante do amanhã” e “Vingadores”) e Charlie (interpretado por Adam Driver, de “Corações famintos”, “O relatório” e “Star Wars – o despertar da força”), e todas as suas dificuldades.
Apesar de uma aparente sintonia entre os dois, pouco a pouco o relacionamento vai se desconstruindo, sufocando os sentimentos Nicole e fazendo com que Charlie vivesse num mundo onde sua carreira vinha em primeiro lugar. Falta de empatia, foco na carreira, ausência de diálogos (profundos), vulnerabilidade inexistente, a ideia do pai e da mãe perfeitos…tudo isso envolve o relacionamento de Nicole e Charlie. E qual o resultado? Divórcio.
Aí você pode perguntar: eu não vou assistir…tu já contou o filme todo, Ricardo. E eu te respondo: não contei. O processo de separação do casal me fez refletir bastante como a falta de diálogo verdadeiro e sincero sobre sentimentos e desejos podem contribuir para o fracasso de um relacionamento, e possivelmente você perceberá isso também. E para completar, existe apego da família dela em relação ao Charlie, os advogados são raivosos, e eles disputam a guarda do filho – o que deixa ainda mais dramático a situação dos dois.
O filme ainda conta com a participação de Laura Dern (de “Jurassic Park” e “Adoráveis mulheres), que interpreta a advogada de Nicole, e Ray Liotta (de “Motoqueiros selvagens” e “Profissão de risco”), que interpreta o advogado de Charlie. Respondendo à pergunta lá do começo, a vida inspira a ficção, pois neste caso a narrativa apresentada retrata a vida de muita gente, e seus dramas também. Mesmo o filme sendo indicado ao Oscar – o que despertaria uma vontade feroz para assisti-lo-, demorei para vê-lo e digerir sua mensagem, tamanha a intensidade do filme. Talvez seja besteira minha…não sei, mas o fato é que recomendo pelo aprendizado que podemos ter!
TRAILER:
FILME: A história de um casamento (Marriage Story).
DIREÇÃO: Noah Baumbach.
ANO: 2019.
Paz e bem!
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem
Twitter: @Blog_PenseBem