O mundo das palavras: vida, política, e carreira no livro “Minha história – Michelle Obama”.

Link do livro em PDF no final da resenha!

Uma história envolvente!

E eu também poderia acrescentar…fascinante!

Uma boa história é algo bem agradável de ler. Afirmo isso não no sentido de querer fofocar sobre a vida do outro – sentindo inveja-, mas de buscar inspiração e energia diante de experiências alheias de pessoas anônimas ou famosas que realmente agregaram neste mundo. O livro da vez, uma biografia, foi “Minha história – Michelle Obama”.

Você possivelmente deve conhecer Michelle: mulher do 44º presidente dos Estados Unidos da América – Barack Obama-, e ex-primeira dama dos Estados Unidos. Contudo, sua vida nem sempre envolveu política partidária. Michelle nasceu e cresceu em Chicago, num bairro chamado South Shore, onde seus pais alugavam o apartamento do segundo andar – e no apartamento de baixo moravam os tios de sua mãe: Robbie e seu marido Terry. A infância de Michelle mistura afeto e esforço:

“Passei boa parte da infância escutando o som do esforço. Chegava a mim sob a forma de música ruim, ou pelo menos amadora, atravessando as tábuas do assoalho do meu quarto – o plim-plim-plim dos alunos sentados no andar de baixo, diante do piano da minha tia-avó Robbie, aprendendo as escalas devagar e com muitos erros no caminho (p. 1)”.

Ao longo de sua trajetória era perceptível sua preocupação de fazer o seu melhor e de buscar evoluir sempre. O curioso é que desde de criança Michelle já percebia o mundo de uma maneira diferente, e é claro que o fato de ser negra contribuiu para isso. Como nos E.U.A as questões raciais eram e ainda são muito intensas e presentes, o caminho do esforço escolhido por Michelle tinha como objetivo, na minha percepção, colocar a dedicação na frente do vitimismo. Claro… posso estar errado nesta percepção, mas você consegue observar isso nos espaços onde ela frequentou.

Dedicada na escola primária… na universidade… no trabalho. Sua trajetória inspira respeito por vários motivos, mas o que para mim se destaca é o fato dela não desanimar frente aos desafios – que por sinal foram muitos. Como eu escrevi anteriormente, além do esforço a vida de Michelle se construiu também por meio do afeto. Diversas pessoas, entre parentes, vizinhos, amigos da escola e da faculdade deixaram uma parte de si para o crescimento daquela que, mesmo sem querer muito, um dia se tornaria a primeira dama dos E.U.A.

“Assim que me permiti sentir alguma coisa por Barack, os sentimentos vieram em uma torrente – uma impetuosa e esmagadora explosão de desejo, gratidão e satisfação, admiração. Todas as preocupações que eu vinha alimentando sobre a vida, a carreira e até sobre o próprio Barack pareceram se dissipar com o primeiro beijo e foram substituídas por uma forte necessidade de conhecê-lo melhor, explorar e vivenciar tudo o mais rápido possível (p. 127)”.

O livro é dividido em três partes: 1 – A história começa (com ênfase no seu crescimento, escolas e pessoas próximas); 2 – A nossa história (destacando o envolvimento com Barack, as diferenças de personalidade e o início da vida pública); e 3 – Uma história maior (relatando os desafios de estar na Casa Branca).

Há fotografias dos vários momentos da história de Michelle, das filhas Sasha e Malia, dos momentos com a família e também na Casa Branca – durante os dois mandatos de Barack. Apesar de suas próprias ressalvas sobre o mundo da política, sua atuação como primeira dama foi realmente admirável! Recomendo BASTANTE o livro!

Segue o link do livro: https://www.4shared.com/s/fI2kKRHNjiq

LIVRO: Minha história – Michelle Obama.

EDITORA: Objetiva.

TRADUÇÃO: Débora Landsberg, Denise Bottmann e Ranato Marques.

ANO: 2018.

Paz e bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.