Há uma história sobre uma jovem que reclamou da vida para seu pai, comentando como as coisas eram difíceis para ela. A adversidade da vida a estava oprimindo, e ela queria desistir de tudo. Enquanto ouvia, seu pai encheu três panelas com água e as colocou sobre o fogão. Na primeira colocou fatias de cenoura; na segunda, ovos; e na terceira, grãos de café. Ele deixou a água ferver por alguns minutos e colocou cada item na frente dela.
– O que vê? – perguntou o pai.
– Cenouras, ovos e café – respondeu a filha.
O pai pediu que a filha experimentasse as cenouras. Ela pegou um pedaço e esmagou entre os dedos. Ele, então, pediu que ela examinasse o ovo.
Ela pegou um, quebrou a casca e viu que ele estava bem cozido por dentro. Finalmente, ele pediu que ela tomasse um gole de café. Ela sorriu ao provar seu rico sabor.
– O que significa isso? – perguntou a filha.
– Cada ingrediente – falou o pai -, foi sujeito à mesma situação, que foi a água fervente, mas cada um reagiu de maneira diferente. As cenouras eram duras, mas após serem cozidas ficaram moles. O ovo era frágil, com uma fina casca externa e seu interior era líquido, mas depois de passar pela água quente mudou e ficou duro. Os grãos de café mudaram pouco, porém melhoraram o sabor da água.
– Qual deles é você? – continuou o pai. Quando enfrenta uma adversidade… um problema, como você reage? Você é como uma cenoura, como um ovo ou como os grãos de café?
MORAL DA HISTÓRIA: A vida é cheia de adversidades, e muitas vezes não temos como fugir. Podemos ser amassados por elas. Podemos permitir que elas nos deixem mais rígidos. Ou podemos tirar o melhor delas, melhorando a situação. Mesmo sendo difícil, temos o poder da escolha.
Retirado do livro “Às vezes você ganha, às vezes você aprende” – John C. Maxwell.