“Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância” – Derek Bok.
Acreditar no poder da educação é entender no que ela pode contribuir para potencializar o desenvolvimento de um ser humano. Algumas pessoas dizem “estude para ser alguém na vida”, mas essa frase é falsa… ou, para melhor explicar, mal compreendida. Cada humano, a partir do momento que nasce, já se constitui um ser, que consequentemente vai amar, sofrer, rir e chorar – talvez não nessa ordem e não somente esses sentimentos.
E onde entra a educação aí? Ela permite que deixemos de ver o mundo pelo buraco da fechadura e possibilita, a partir do conhecimento e do diálogo, abrir a porta para enxergar o quão grande é o mundo e o quão plural são as ideias e perspectivas. Uma boa maneira de entender o que estou falando é através do filme “Escritores da liberdade”.
O filme, baseado em fatos reais, retrata a história da professora Erin Gruwell (interpretada por Hilary Swank, de “Menina de Ouro”, “P.S Eu te amo” e “Noite de ano novo”) e começa a trabalhar em uma escola que possui um programa para contemplar alunos “problemáticos”. A sala é uma clara divisão por raça, onde era possível ver brancos, negros, asiáticos e latinos – e ninguém se dava bem.
O trabalho da senhora “G”, como a professora Erin Gruwell era chamada, era quase uma missão impossível. Como conquistar a atenção (e o respeito) de seus alunos para que pudessem explorar seu próprio potencial? Para ter a resposta dessa pergunta você terá que assistir ao filme, mas uma coisa eu te adianto: Gruwell precisou mergulhar nos conflitos vividos pelos seus alunos (muitos deles adolescentes e outros tantos chegando a maioridade). Drogas, gangues, violência da família, falta de ter onde morar ou com quem conversar. Problemas reais que inquietam muita gente e para muita gente é uma constante perturbação.
O filme ainda conta com a participação de April Lee Hernández, que vive a personagem Eva, de Patrick Dempsey (de “O melhor amigo da noiva” e “O bebê de Bridget Jones), que vive o marido da professora e Imelda Staunton (de “Harry Potter e a ordem da Fenix” e “Malévola”), que interpreta Margaret – a assistente do diretor da escola. É para repensar a educação e o papel do professor na atualidade!
TRAILER
Paz e bem!
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem
Twitter: @Blog_PenseBem