História contada: desenvolvimento do potencial humano no documentário “Como o cérebro cria”

Como professor, vejo constantemente em meus alunos um enorme potencial para ser desenvolvido em diversos aspectos, inclusive no que se refere a criatividade. E como desenvolvemos a criatividade? Bem… Se você já praticou alguma atividade física ou já viu alguém praticar, deve estar ciente que o músculo se desenvolve não com uma ação ocasional, mas com o esforço fruto da rotina. Assim também é a criatividade.

Uma boa maneira de refletir sobre a própria criatividade é através de documentário “Como o cérebro cria”, disponível na Netflix. Em pouco mais de 50 minutos, o neurocientista David Eagleman explora o processo criativo de vários profissionais inovadores e nos mostra formas impressionantes e arriscadas de aguçar a criatividade.

O documentário tem uma abordagem leve e descontraída, e David nos apresenta uma perspectiva sobre a criatividade: é aquilo que nos faz pensar, repensar e ressignificar o que aparentemente é trival. Além disso, temos nos erros uma oportunidade de aprendizado para desenvolver não só aspectos de relacionamentos, mas também da própria criatividade.

Ainda é possível observar que o documentário traz casos de como podemos desenvolver a criatividade desde cedo, a partir do engajamento das crianças em suas atividades – como as artes. Como exploramos nossas experiências? Como utilizamos nossas referências para criar? Guardamos ou falamos todas as nossas memórias e sentimentos? Estar no lugar onde todos estão ou buscar o ineditismo?

Esses e outros questionamentos você poderá encontrar neste documentário. Investir em conhecer e desenvolver a criatividade faz com que possamos ser pessoas com mais poder e autoconhecimento. “Para ter sucesso no futuro, precisamos cultivar a criatividade”.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.