Retrospectiva atrasada dos filmes vistos em 2019!

Ainda há tempo para uma retrospectiva!

Com o final de 2019 numa mistura de férias, viagem e preguiça, não postei a retrospectiva dos filmes que vi. Peço desculpas, mas vou fazê-la agora – o ditado “antes tarde do que nunca” vale para esta situação.  Além dos textos autorais, e das dicas de leitura (a retrospectiva dos livros eu já fiz), gosto de compartilhar um pouco dos filmes que vi.

Nem todo filme que vi eu fiz uma resenha/crítica, por que acredito que não se conecta com a proposta do blog. Tem momentos que gosto de um filme para pensar, ou com um assunto mais sério; noutros momentos, gosto de filmes para rir ou com alguma ação. Enfim, você vai ver que a lista é bem diversificada.

1A COLÔNIA. Em 1973, Daniel e Lena, um jovem casal alemão, envolvem-se num golpe militar chileno, numa altura em que os apoiadores do presidente deposto Salvador Allende são presos pelos militares do general Augusto Pinochet. Quando Daniel é sequestrado pela polícia secreta de Pinochet, DINA, Lena tenta encontrar e salvar seu namorado. Gostei. Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/04/05/o-mundo-do-cinema-amor-e-ditadura-no-filme-a-colonia/

2 – CORAÇÃO DE CORREDOR. Retrata a história de um adolescente que, depois da morte de alguns de seus amigos e colegas em um acidente de ônibus, começa a praticar corrida para preservar suas memórias. Não gostei.

3 – MÃOS DE PEDRA. Biografia de Roberto Duran, boxeador panamenho (Participação de Robert De Niro). Gostei.

4 – UM HOMEM ENTRE GIGANTES. Retrata a história do patologista forense Dr. Bennet Omalu, que tenta conscientizar a opinião pública sobre uma doença que causa trauma cerebral em jogadores de futebol americano, resultado de concussões repetidas na cabeça. Gostei.

5 – A LISTA DE SCHINDLER. Retrata a história do alemão Oskar Schindler, que transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio na 2º guerra mundial. Gostei. Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/04/19/o-mundo-do-cinema-guerra-vida-e-esperanca-no-filme-a-lista-de-schindler/

6 – RAÇA. Retrata a história de Jesse Owens, atleta americano que superou o racismo e não só participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, como conquistou quatro medalhas de ouro. Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/02/06/o-mundo-do-cinema-preconceito-e-empoderamento-no-filme-raca/

7 – O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO. Retrata a história de William Kamkwamba, um jovem estudante que vem de uma família de fazendeiros e que tenta salvar sua família e sua aldeia da seca. Excelente! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/03/26/o-mundo-do-cinema-pobreza-educacao-e-superacao-no-filme-o-menino-que-descobriu-o-vento/

8 – COMO SUPERAR UM FORA. O filme retrata a história da vida amorosa de Maria Fé, uma publicitária que vê seu relacionamento de seis anos ser terminado por Skype. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/01/22/o-mundo-do-cinema-relacionamento-amor-proprio-e-humor-no-filme-como-superar-um-fora/

9 – GETÚLIO. O filme narra parte da história de Getúlio Vargas, especificamente seu suicídio no dia 24 de agosto de 1954, no palácio do Catete, e os eventos que antecederam a sua morte. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/02/22/o-mundo-do-cinema-memorias-nacionais-e-politica-no-filme-getulio/

10 – SÉRIE “O COMEÇO DA VIDA”. Com a participação de especialistas e personagens (de diversas partes do mundo), a série aborda questões como: o entendimento de que o bebê já assimila vários sentimentos já na barriga da mãe; o processo de se torna mãe e pai; a importância da capacidade de aprendizagem e criativa para seu desenvolvimento; a influência de fatores negativos que tiram das crianças a verdadeira infância; a responsabilidade da sociedade perante essas crianças; e a importância do relacionamento para o desenvolvimento de uma identidade própria. Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/01/08/historia-contada-educacao-e-desenvolvimento-infantil-no-documentario-o-comeco-da-vida/

11 – PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI. Lara Jean Song Covey escreve cartas de amor secretas para todos os seus antigos paqueras. Um dia, as cartas são misteriosamente enviadas para os destinatários, virando sua vida de cabeça para baixo. Leve e divertido. Gostei!

12 – O HOMEM QUE VIU O INFINITO. A história de Srinivasa Ramanujan, matemático indiano que fez importantes contribuições para o mundo da matemática, bem como a teoria dos números, a série e frações contínuas. Gostei!

13 – POLAR. Um assassino prestes a se aposentar precisa adiar a boa vida quando seu chefe ganancioso envia um bando de matadores jovens e cruéis para exterminá-lo. Gostei!

14 – BRIGHT. O filme mostra Will Smith como um policial de Los Angeles que se junta com um policial Orc (Joel Edgerton) em um mundo de criaturas humanas e míticas. Gostei.

15 – DESAFIO DO DESTINO. O filme retrata a história de um treinador que descobre que nunca é tarde demais para sonhos se tornarem realidade. Não gostei.

16 – SPOTILIGHT. Um grupo de jornalistas investiga o abuso de crianças por padres católicos, acobertados pela Igreja. Eles conseguem reunir documentos que podem provar os crimes cometidos e o envolvimento de líderes religiosos que tentaram ocultar os casos.

17 – A LIVRARIA. A história gira em torno de uma viúva que decide reconstruir sua vida e, para isso, resolve abrir uma livraria, apesar da oposição da população do vilarejo onde vive, na Inglaterra, em 1950. Apesar do contexto ser interessante, não gostei.

18 – A LUTA PELA ESPERANÇA. Retrata a história de James J. Braddock, interpretado por Russell Crowe (de “Noé”, “Gladiador” e “Uma mente brilhante”), que vive os altos e baixos tanto na sua carreira como boxeador como na sua vida particular. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/05/03/o-mundo-do-cinema-boxe-crise-financeira-e-coragem-no-filme-a-luta-pela-esperanca/

19 – PANTERA NEGRA. Retrata a história de T’Challa, príncipe do reino de Wakanda, que perde o seu pai e viaja para os Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. Entre as suas habilidades estão a velocidade, inteligência e os sentidos apurados. Gostei!

20 – UM ESPIÃO E MEIO. Antes de se tornar um agente da CIA, Bob sofria bullying na época do colégio. Já na agência, para resolver um caso ultrassecreto, ele recorre a um antigo colega, popular nos tempos da escola, hoje contador. Divertido. Gostei!

21 – PERFEITA PARA VOCÊ. O filme retrata a história de Abbie e Sam, que se conhecem desde os oito anos de idade e acreditam ser almas gêmeas, destinadas a ficar juntos para sempre. Mas, tudo muda quando um deles recebe a notícia de que tem câncer terminal. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/05/21/o-mundo-do-cinema-amor-escolhas-e-vida-no-filme-perfeita-para-voce/

22 – VINGADORES ULTIMATO. Precisa nem falar, né?!

23 – CLOSE. Quando a herdeira sob sua proteção entra na mira de assassinos de aluguel, a guarda-costas Sam faz de tudo para salvá-la e ensiná-la a dar o troco na mesma moeda. Achei mais ou menos.

24 – OPERAÇÃO FRONTEIRA. Tom Davis (Ben Affleck), Santiago Garcia (Oscar Isaac), Francisco Morales (Pedro Pascal), William Miller (Charlie Hunnam) e Ben Miller (Garrett Hedlund) são cinco ex-soldados das Forças Especiais dos Estados Unidos que decidem se reunir para executar um plano arriscado: roubar um poderoso senhor do crime na fronteira que separa o Brasil da Colômbia e do Peru. Apesar de achar o final fraco, gostei do filme.

25 – JOGO DO DINHEIRO. O apresentador de um programa de televisão sobre finanças, Lee Gates, e sua produtora Patty vivem uma situação extrema ao vivo. Um desconhecido armado invade o show e os obriga a continuar a transmissão, caso contrário todos no estúdio morrerão. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/08/02/o-mundo-do-cinema-escolhas-investimentos-e-trapaca-no-filme-jogo-do-dinheiro/

26 – O PIANISTA. Baseado em fatos reais, o filme “O pianista” traz a história de Wladyslaw Szpilman (interpretado por Adrien Brody, de “king Kong”, “Visões do passado” e “Armadilha do destino”), judeu que vivia na Polônia com sua família e ganhava a vida tocando piano em uma rádio local. Contudo, em 1939 foi o ano do início da segunda guerra mundial. Em um dia normal de trabalho, enquanto tocava na rádio, seu bairro começou a ser bombardeado pelos alemães. E aí tem uma luta pela vida. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/05/31/o-mundo-do-cinema-arte-guerra-e-sobrevivencia-no-filme-o-pianista/

27 – 7 ANOS NO TIBET. O filme retrata a história do austríaco alpinista Heinrich Harrer, cuja tentativa de escalar o pico do Himalaia é interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Depois de muitas aventuras, ele se encontra no Tibet, onde faz amizade com o Dalai Lama, ganhando maturidade e humildade. Gostei!

28 – ESTRADA SEM LEI. O filme segue Frank Hamer e Maney Gault, dois ex-Texas Rangers que tentam rastrear e prender os notórios criminosos Bonnie e Clyde nos anos 1930. Gostei.

29 – MISSÃO IMPOSSÍVEL – NAÇÃO SECRETA. O agente do IMF Ethan Hunt e sua equipe enfrentam uma das missões mais difíceis: erradicar o Sindicato, uma organização secreta internacional de assassinos profissionais que está determinada a destruir o IMF. Gostei.

30 – ALOHA (SOB O MESMO CÉU). Um militar é enviado para o Havaí, onde acaba se reaproximando de uma antiga paixão. Porém, ao mesmo tempo, ele se interessa por uma piloto da Força Aérea. Gostei.

31 – O BOM SAM. O filme é um original da Netflix baseado no livro de Dete Meserve, com o mesmo nome e acompanha os acontecimentos dos acontecimentos em torno de um bom samaritano desconhecido que deixa dinheiro em portas aparentemente aleatórias. A história é boa, mas a narrativa do filme não.

32 – UMA LINHA ENTRE NÓS. O filme retrata a história de Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano. Intenso. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/07/26/o-mundo-do-cinema-familia-relacionamentos-e-expectativas-frustradas-no-filme-um-limite-entre-nos/

33 – TRIPLO XXX REATIVADO. Xander Cage desiste de sua aposentadoria quando Xiang, um guerreiro alfa mortal, coloca suas mãos em uma arma indestrutível chamada de Caixa de Pandora. Xander recruta os melhores soldados do mundo para destruir o vilão e paralelamente tem que enfrentar uma resistência formada por governos corruptos de todo o mundo. Gostei!

34 – DUMPLIN. O filme conta a história de Willowdean Dickson (interpretada por Danielle Macdonald, de “Bird Box” e Patti Cake$”) uma jovem confiante e um pouco acima do peso para os padrões da sociedade atual. Will, como também é chamada, tem como mãe Rosie Dickson (interpretada por Jennier Aniston, de “Friends”, “Mistério no mediterrâneo” e “Esposa de mentirinha”) uma ex-miss ainda muito vaidosa, que organiza um concurso de beleza. Gostei muito! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/09/03/o-mundo-do-cinema-padroes-de-beleza-e-busca-por-identidade-no-filme-dumplin/

35 – A GRANDE MURALHA. Um grupo de soldados britânicos está lutando na China e se depara com o início das construções da Grande Muralha. Eles percebem que o intuito não é apenas proteger a população do inimigo mongol e que a construção esconde na verdade um grande segredo. Gostei.

36 – AMOR ALÉM DA VIDA. Chris e Annie Nielsen são muito felizes, até seus dois filhos morrerem em um acidente. Com muito custo, eles superam o desespero, porém, quando Chris também morre em um acidente quatro anos mais tarde, Annie não aguenta e se suicida. Ele acorda no Paraíso e é avisado de que o espírito dela está aprisionado e só poderá ser libertado se ele fizer uma perigosa jornada para encontrá-la. O contexto é bom…mas não gostei.

37 – NISE – O CORAÇÃO DA LOUCURA. Baseado em fatos reais, esta produção brasileira retrata a história da doutora Nise da Silveira (interpretada por Glória Pires, de “Se eu fosse você” e “Flores raras”) que propõe uma nova abordagem para tratar os pacientes com problemas psiquiátricos. Enquanto na época era comum tratar esses pacientes com eletrochoque e lobotomia (técnica de intervenção psicocirúrgica feita no cérebro, que consiste na retirada total ou parcial dos lóbulos cerebrais), Nise tinha uma ideia diferente. Intenso. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/10/18/o-mundo-do-cinema-arte-empatia-e-psiquiatria-no-filme-nise-o-coracao-da-loucura/

38 – CONSPIRAÇÃO E PODER. O filme “Conspiração e poder” mostra a busca (ou pelo menos uma tentativa) de pessoas para trabalhar na linha do jornalismo investigativo, e apresentar informações relevantes. Mary Mapes (interpretada por Cate Blanchett, de “Thor – Ragnarok”, “O curioso caso de Benjamin Button” e “O aviador”), produtora do programa jornalístico “60 minutos”, da CBS, tem uma informação delicada sobre o então presidente e candidato à reeleição George W. Bush. Gostei! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/10/30/o-mundo-do-cinema-jogo-de-influencia-e-jornalismo-investigacao-no-filme-conspiracao-e-poder/

39 – 28 DIAS. Gwen Cummings, uma bem-sucedida escritora de Nova York, é presença frequente nas festas. Mas tudo muda quando ela e o namorado ficam bêbados e pegam a limusine do casamento de sua irmã batem com o carro em uma casa. Depois disso, Gwen é obrigada, pelo juiz, a ir para uma clínica de reabilitação. Gostei!

40 – QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência. Mas afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? O foco principal de “Quanto Tempo o Tempo Tem” é a questão do tempo e da falta dele no mundo contemporâneo. A diretora do documentário faz uma profunda reflexão sobre tempo, civilização e o futuro da existência. Muito bom! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/09/24/historia-contada-existencia-vida-e-sociedade-no-documentario-quanto-tempo-o-tempo-tem/

41 – A VINGANÇA DE MARIA. Quando uma ex-assassina do cartel BlackRose se recusa a completar uma missão, a gangue ordena sua execução. Eles só não esperavam que ela fosse mais rápida e forjasse a própria morte, recomeçando uma nova vida. Mas o grupo de criminosos acaba descobrindo que ela está viva e passa a persegui-la. Horrível!

42 – O INFORMANTE. Depois de tentar entrevistar o ex-executivo da indústria do tabaco Jeffrey Wigand, o experiente produtor de TV Lowell Bergman suspeita que existe uma razão por trás do silêncio de Wigand. Quando Bergman tenta convencer Wigand a contar os segredos que sabe sobre a indústria do tabaco, os dois precisam lidar com os tribunais e as corporações para expor a verdade. E Wigand tem de lutar para manter sua vida familiar em meio a ações judiciais e ameaças de morte. Gostei!

43 – BELEZA OCULTA. Howard entra em depressão após uma tragédia pessoal e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor, algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível, se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder. Morte, Tempo e Amor vão tentar ensinar o valor da vida para Howard. Excelente! Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/12/10/o-mundo-do-cinema-tempo-amor-e-vida-no-filme-beleza-oculta/

44 – PRIVACIDADE HACKEADA. Quando se trata da maneira como entendemos a informação e de como somos influenciados por ela, devemos ter cuidado – especialmente se tivermos alguma conta em redes sociais. Mas nem sempre isso acontece. O documentário “Privacidade Hackeada” apresenta o impacto das ações da empresa “Cambridge Analytica” no Reino Unido (com o caso Brexit) e nos E.U.A (com as eleições para presidente). Gostei. Confere a resenha no blog >> https://pensebem.blog/2019/09/20/historia-contada-redes-sociais-manipulacao-da-informacao-e-politica-no-documentario-privacidade-hackeada/

45 – ESQUADRÃO 6. Liderados por um homem enigmático (Ryan Reynolds), seis pessoas forjam as suas próprias mortes e criam um grupo de elite para combater o crime e mudar o mundo, mesmo sem terem chances de ser identificados. Muito bom!

46 – ZODÍACO. Durante os anos 60 e 70, o medo aumenta em São Francisco com os ataques de um assassino maníaco chamado Zodíaco. Investigadores e jornalistas tentam descobrir a identidade do assassino e levá-lo à justiça. Enquanto isso, Zodíaco provoca as autoridades com mensagens crípticas, cifras e telefonemas ameaçadores. Não gostei.

47 – DE PERNAS PARA O AR 3. O sucesso da rede de lojas Sexy Delícia leva Alice Segretto a um tour pelo mundo. Trabalhando sem parar, Alice percebe que não tem conseguido acompanhar sua família, que também cresceu. Impetuosa, ela toma uma decisão inusitada: decide se aposentar e entregar o comando dos negócios para sua mãe. Muito bom!

48 – VIDA – A VIDA É UMA FESTA. Miguel é um menino de 12 anos que deseja ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. Muito bom!

49 – COMO A MENTE CRIA. O neurocientista David Eagleman explora o processo criativo de vários profissionais inovadores e nos mostra formas impressionantes e arriscadas de aguçar a criatividade (Documentário). Excelente!

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.