História contada: política, conflitos e estratégia no documentário “Grandes momentos da Segunda Guerra em cores”

Uma das disciplinas que eu mais gostava no período de ensino fundamental e médio era a de “história”. Conhecer os detalhes dos eventos que se passaram pode ser um importante ponto de aprendizagem, seja pela capacidade de entender as raízes dos fatos históricos e dos conflitos, bem como pela oportunidade para não repetir os mesmos erros de outros tempos.

Um desses fatos históricos, que ainda hoje gera MUITA polêmica, é a segunda guerra mundial (ocorrida entre 1939 até 1945). Apesar das minhas recordações e conhecimento sobre o evento serem limitados, quando vi disponível na Netflix o documentário “Grandes momentos da Segunda Guerra em cores”, tive a oportunidade de me aprofundar mais sobre os acontecimentos.

Como o próprio título diz, o documentário vem apresentando os grandes momentos da segunda guerra, como a estratégia relâmpago de dominação da Alemanha no começo da guerra, tomando vários países, inclusive a França (sem muito esforço, vale destacar); o ataque do Japão (e o motivo) a Pearl Harbor (ponto de apoio do E.U.A), e a reviravolta em Midway; o “Dia D” – que retratou esforços direcionados dos E.U.A, Canadá, Inglaterra e França para derrotar a Alemanha.

Além disso, tiveram os momentos críticos e controversos da guerra: a batalha de Bulge, o bombardeio de Dresden (com a morte “deliberada” de inúmeros civis) e a libertação de prisioneiros dos campos de concentração (com o projeto de extermínio de raças que não fosse dignas, na visão de Hitler). Neste último evento as tropas aliadas começaram a tomar conhecimento do processo de extermínio em massa praticado pelos Alemães – um fato que era inesperado, mas já tinha sido antecipado por Hitler.

Por fim, é apresentado a estratégia para acabar rapidamente com a guerra. Tendo a Alemanha se rendido, faltava o Japão fazer o mesmo; porém os generais japoneses não estavam dispostos a se render. Diante disso, e como uma forma de intimidar os japoneses, Hiroshima e Nagasaki sofreram com um tipo de bomba nunca antes utilizada na guerra: a bomba atômica. O resultado? Além da rendição japonesa, várias mortes e dezenas de feridos, e gerações afetadas pela brutalidade humana.

Com 10 episódios, de 50 minutos cada, o documentário traz especialistas para comentar cada um dos grandes momentos da segunda guerra mundial e suas relações, e também o depoimento de alguns sobreviventes. Se você analisar mais a fundo as informações do documentário, irá perceber muitas relações com a atualidade.

Pense. Critique. Questione.

Mas não esqueça a história, muito menos negue que ela aconteceu. Caso contrário, ela pode acontecer novamente!

TRAILER:

DOCUMENTÁRIO: Grandes momentos da Segunda Guerra em cores.

ANO: 2019.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.