Você já teve um livro que só sossegou quando terminou?
Acredito que todo indivíduo que mantém uma regularidade de leitura deve ter pelo menos 1 livro que despertou uma curiosidade além do normal, provocando uma vontade de rapidamente ler tudo! E o que pode despertar tal sensação? O conteúdo… os exemplos… a facilidade de relação com aspectos do próprio comportamento… a conexão com uma realidade específica.
Um desses livros que despertou uma curiosidade avassaladora foi “A coragem para liderar – trabalho duro, conversas difíceis e corações plenos”, escrito por Brené Brown. Doutora, professora, e pesquisadora da Universidade de Houston, Brené estuda coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia, e traz uma escrita simples, e ao mesmo tempo extremamente rica.
O livro propõe que liderança não vem com cargos, status ou poder, mas vem da capacidade de reconhecer e desenvolver o próprio potencial e ideias, sabendo usar a influência, o respeito e o diálogo para construir relacionamentos. Essa lógica requer muita coragem para se dispor a conversar com as pessoas e muitas vezes, aceitar as próprias falhas e dificuldades. Ao ter coragem, vamos, inevitavelmente, aceitando a vulnerabilidade e entendendo que ela é o caminho para a construção de uma liderança mais sólida e douradora.
“A habilidade fundamental do desenvolvimento da coragem é a disposição e a capacidade de confrontar a vulnerabilidade (p. 29)”
“Sentir é ser vulnerável. Acreditar que a vulnerabilidade é uma fraqueza é acreditar que sentir é uma fraqueza. E, quer você goste ou não, nós somos seres emocionais (p. 56)”.
Brené também nos traz muitas situações, em ambientes diversos e complexos, onde líderes puderam aplicar suas ideias, e consequentemente, colheram bons resultados. Mas isso só aconteceu porque os líderes aceitaram a ideia de que são seres emocionais, e que sem isso, dificilmente construiriam um ambiente de confiança. Se o tema lhe interessar, provavelmente você se encantará pela forma como Brené constrói a narrativa – que também contém muitos exemplos pessoais. Outros livros da autora que certamente valem a pena: “A arte da imperfeição”, “A coragem de ser imperfeito” e “Mais forte do que nunca”.
“A confiança é o acúmulo e a sobreposição dos pequenos momentos e da vulnerabilidade recíproca ao longo do tempo. A confiança e a vulnerabilidade crescem juntas, e trair uma delas é o mesmo que destruir as duas (p. 49).”
“Os líderes precisam dedicar uma quantidade razoável de tempo para lidar com medos e sentimentos, ou vão desperdiçar uma quantidade exorbitante de tempo tentando gerenciar comportamentos ineficientes e improdutivos (p. 123)”.
“A diferença entre liderar pelo sofrimento e liderar com o coração não é o que você viveu ou está vivendo atualmente: é o que você faz com a dor e o sofrimento (p. 123)”.
Paz e bem.
LIVRO: A coragem para liderar – trabalho duro, conversas difíceis e corações plenos.
AUTORA: Brené Brown.
EDITORA: Best Seller
ANO: 2019.
Por Ricardo Verçoza – Professor e Escritor.
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem
Twitter: @Blog_PenseBem