O mundo do cinema: arte, empatia e psiquiatria no filme “Nise – o coração da loucura”.

Uma história que mostra o valor da empatia.

Confesso que, inicialmente, demorei para assistir continuamente esta história. Tudo parecia confuso e intenso, sem contar que o contexto não era nem um pouco próximo da minha realidade. Mas o filmeNise – o coração da loucura” pouco a pouco foi me cativando.

Baseado em fatos reais, esta produção brasileira retrata a história da doutora Nise da Silveira (interpretada por Glória Pires, de “Se eu fosse você” e “Flores raras”) que propõe uma nova abordagem para tratar os pacientes com problemas psiquiátricos. Enquanto na época era comum tratar esses pacientes com eletrochoque e lobotomia (técnica de intervenção psicocirúrgica feita no cérebro, que consiste na retirada total ou parcial dos lóbulos cerebrais), Nise tinha uma ideia diferente.

Após ficar responsável pela área de terapia ocupacional do Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro (primeiro hospício do Brasil, inaugurado com o nome de Pedro II, em 1852), Nise começa a envolver a arte no tratamento dos pacientes: pintura, escultura, e desenho, por exemplo. Pouco a pouco os pacientes vão sendo envolvidos, e cada um escolhe um tipo de arte que mais satisfaz. Isso melhorou a forma como os pacientes se comportavam e interagiram entre si.

O filme é uma boa provocação e mostra como o trabalho duro, a paciência e principalmente a empatia, pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e também fazer com que elas sejam, realmente, humanas. Ainda participam do elenco Roberta Rodrigues (de “Cidade de Deus”) interpretando Ivone, Augusto Madeira (de “Xingu” e “Bingo – o rei das manhãs) interpretando Lima, Fabrício Boliveira (de “Faroeste Caboclo” e “Operações Especiais”) interpretando Fernando, e Zé Carlos Machado (de “Os dez mandamentos”) interpretando Dr. Nelson.

TRAILER:

FILME: Nise – o coração da loucura.

DIREÇÃO: Roberto Berliner.

ANO: 2015.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.