Como criar uma criança em um mundo com tantas mudanças?
Essa é uma excelente pergunta. A modernidade vem trazendo inúmeros desafios a nossa vida, mas eu acredito que um dos maiores, senão o maior, é como ajudar seres humanos a se desenvolver e a se tornar humanos. Parece estranho? Para mim não. Uma criança precisa de um adulto para se desenvolver, e isso todo mundo sabe… mas precisa também para se tornar um humano – sendo que ela já é? Claro que sim.
O tempo e as transformações causadas pela convivência, pela forma como nos relacionamos e pela constante imersão em aparelhos tecnológicos podem despreparar pais ou cuidadores da responsabilidade de criar efetivas condições de crescimento e desenvolvimento para uma criança. Como estou no desafio do primeiro filho, quero ter informações que contribuam para construir minha percepção de pai, e um livro que gostei bastante foi o “Como saber do que se filho realmente precisa? – aprenda os 7 pilares da educação e tenha certeza de que está preparando seu filho para a vida”.
“Na criança, as situações conflituosas fazem parte de todo o seu desenvolvimento e tem seu ápice antes dos 6 anos. Isso porque nessa etapa a criança está passando por um processo que chamamos de egocentrismo, que não é um problema, mas sim uma característica peculiar na primeira infância e deve ser tratado como um aspecto natural do desenvolvimento infantil, nunca como um defeito (p. 87).”
Escrito pelo casal Luciana Brites – que é especializada em educação infantil-, e Dr. Clay Brites – que é formado em pediatria e neuropediatria-, o livro tem uma abordagem rica e uma linguagem objetiva, e começa a ser desenvolvido pelo desafio que é educar os filhos num mundo cheio de tecnologia. Como não existe manual de instruções, especialmente devido a mudança de era e de comportamento das pessoas, como educar os filhos atualmente? Baseado em 7 pilares.
Não parece uma fórmula do sucesso – até porque, quando envolvemos seres humanos, ‘certeza’ é algo que não devemos ter o luxo de ter. Li esses 7 pilares com a mente aberta, e buscando compreender sua importância para o desenvolvimento de uma criança. E quais são os pilares? Luciana e Dr. Clay propõem que devemos educar nossos filhos para a frustração, para as decisões, para os conflitos, para realizar, para aprender, para o diálogo e para ser feliz.
“Temos certeza de que muitos filhos prefeririam a presença da família, ou experiência mais intimistas que eventos muitas vezes feitos para ostentar. Não queremos dizer com isso que não devemos fazer festas de aniversário, ou comprar brinquedos para as crianças, mas que a vida e as situações não girem em torno disso! Não temos de mostrar que somos felizes, TEMOS QUE SER FELIZES! (p. 132).”
Cada um dos pilares, sendo fundamental para estruturar a personalidade e o caráter, é abordado para compreendermos o impacto em uma criança e de uma maneira que não desperdicemos o ‘bem’ mais valioso que temos nesse processo de educar uma criança: o tempo. Se você é pai, ou mãe… ou tem uma criança na sua vida, deixe seu celular de lado e ache tempo também para brincar e educar. Assim podemos verdadeiramente formar um ser humanos e ter um mundo melhor!
LIVRO: “Como saber do que se filho realmente precisa? – aprenda os 7 pilares da educação e tenha certeza de que está preparando seu filho para a vida”.
AUTORES: Luciana Brites e Dr. Clay Brites.
EDITORA: Gente.
ANO: 2018
Paz e bem.
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem
Twitter: @Blog_PenseBem
Pingback: Retrospectiva 2019 dos livros lidos! | PENSE BEM!