História contada: redes sociais, manipulação da informação e política no documentário “Privacidade Hackeada”

O mundo mudou e isso é algo inegável. Algumas pessoas se adaptaram às mudanças, outras já nasceram com elas presentes na vida… e outras tantas se encontram resistentes e são desejosas do passado (saudosistas). O fato é que muitas dessas mudanças trouxeram coisas boas, como qualidade de vida, praticidade no dia a dia, e mais acesso ao conhecimento. No entanto, nem tudo são coisas boas.

Quando se trata da maneira como entendemos a informação e de como somos influenciados por ela, devemos ter cuidado – especialmente se tivermos alguma conta em redes sociais. Mas nem sempre isso acontece. O documentárioPrivacidade Hackeada” apresenta o impacto das ações da empresa “Cambridge Analytica” no Reino Unido (com o caso Brexit) e nos E.U.A (com as eleições para presidente).

A Cambridge Analytica, representada por Alexander Nix, se utilizou de dados de milhões de usuários no Facebook para influenciar opiniões. Não só o fato de que milhões usuário tiveram seus dados utilizados (numa clara manipulação da informação), mas também o quão vulneráveis nós estamos hoje, especialmente na internet, é para você se preocupar. Como ficamos sabendo disso tudo? Brittany Kaiser, uma das funcionárias da Cambridge Analytica, foi e é uma importante fonte de informação sobre o “modus operandi” da empresa.

E como isso vai impactar a nossa vida? A partir do momento que não filtrarmos as informações que recebemos, tendemos a acreditar em mentiras, assumir posturas preconceituosas ou compartilhar notícias falsas. Estamos seguros?! Bem… após o documentário, tive mais certeza que não. E o pior: a política está “se beneficiando” disso. Se beneficiar não é bem a palavra, mas a partir da construção de falsos cenários, um importante aspecto da nossa vida está bastante sujeito a manipulação: a eleição dos nossos governantes. O Brasil é citado no documentário, sendo apresentado as influências do Facebook e do Whatsapp para a eleição de Jair Bolsonaro. O documentário é uma boa forma de refletirmos o uso das informações, o envolvimento das redes sociais, como foi o caso do Facebook, e o nosso papel como cidadão nisso tudo. “Privacidade Hackeada” está disponível na Netflix.

TRAILER:

 

Documentário: Privacidade Hackeada.

Direção: Karim Amer, Jehane Noujaim

Duração: 1h e 54 minutos.

Paz e bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.