Uma história profunda e envolvente.
Toda vez que eu me deparo com um filme que vai retratar um período de guerra, preparo o meu psicológico: eu sei que a história vai ter momentos complexos, mas que alguma coisa de boa, provavelmente, vai ser gerada ao final da narrativa. Não se trata de exagero… mas uma realidade que é encontrada em boa parte dos bons filmes. Tem gente que não gosta… eu gosto, e até assisto com uma certa frequência – mas sempre buscando alternar com outros gêneros.
Baseado em fatos reais – o que eu não lembrava até revê-lo-, o filme “O pianista” traz a história de Wladyslaw Szpilman (interpretado por Adrien Brody, de “king Kong”, “Visões do passado” e “Armadilha do destino”), judeu que vivia na Polônia com sua família e ganhava a vida tocando piano em uma rádio local. Contudo, em 1939 foi o ano do início da segunda guerra mundial. Em um dia normal de trabalho, enquanto tocava na rádio, seu bairro começou a ser bombardeado pelos alemães.
E isso é um início de uma corrida pela sobrevivência. Szpilman, junto com sua família, a princípio não querem abandonar a sua casa, local ao qual tem um apego muito grande. Porém, pouco a pouco eles vão percebendo que realmente era melhor ter abandonado a casa, pois os alemães estavam começavam a tratar mal os judeus (e ao longo do filme você perceberá que eles serão levados para os campos de concentração). Começa a separação entre “pessoas normais” e “judeus”.
Perdas. Maus-tratos. Violência. Desejo pela vida. Ajuda de amigos e até de quem seria inimigo. Tudo isso você vai encontrar no filme “O pianista”. São histórias como essa que me fazem refletir e questionar como o ser humano foi capaz de tamanha estupidez acreditando que existe uma raça superior ou que alguém pode ser melhor por conta de uma orientação religiosa ou cor da pele. O filme recebeu sete indicações ao Oscar nas principais categorias: Melhor Filme, Diretor e Ator, além de Melhor Fotografia, Figurino, Roteiro Adaptado e Montagem. Filme disponível na Netflix.
Compartilha comigo o que você achou sobre o filme!
TRAILER:
Filme: O pianista.
Direção: Romam Polanski
Tempo: 2h e 29min.
Ano: 2002.
Paz e bem!
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem
Twitter: @Blog_PenseBem