O mundo do cinema: arte, guerra e sobrevivência no filme “O pianista”

Uma história profunda e envolvente.

Toda vez que eu me deparo com um filme que vai retratar um período de guerra, preparo o meu psicológico: eu sei que a história vai ter momentos complexos, mas que alguma coisa de boa, provavelmente, vai ser gerada ao final da narrativa. Não se trata de exagero… mas uma realidade que é encontrada em boa parte dos bons filmes. Tem gente que não gosta… eu gosto, e até assisto com uma certa frequência – mas sempre buscando alternar com outros gêneros.

Baseado em fatos reais – o que eu não lembrava até revê-lo-, o filme “O pianista” traz a história de Wladyslaw Szpilman (interpretado por Adrien Brody, de “king Kong”, “Visões do passado” e “Armadilha do destino”), judeu que vivia na Polônia com sua família e ganhava a vida tocando piano em uma rádio local. Contudo, em 1939 foi o ano do início da segunda guerra mundial. Em um dia normal de trabalho, enquanto tocava na rádio, seu bairro começou a ser bombardeado pelos alemães.

E isso é um início de uma corrida pela sobrevivência. Szpilman, junto com sua família, a princípio não querem abandonar a sua casa, local ao qual tem um apego muito grande. Porém, pouco a pouco eles vão percebendo que realmente era melhor ter abandonado a casa, pois os alemães estavam começavam a tratar mal os judeus (e ao longo do filme você perceberá que eles serão levados para os campos de concentração). Começa a separação entre “pessoas normais” e “judeus”.

Perdas. Maus-tratos. Violência. Desejo pela vida. Ajuda de amigos e até de quem seria inimigo. Tudo isso você vai encontrar no filme “O pianista”. São histórias como essa que me fazem refletir e questionar como o ser humano foi capaz de tamanha estupidez acreditando que existe uma raça superior ou que alguém pode ser melhor por conta de uma orientação religiosa ou cor da pele. O filme recebeu sete indicações ao Oscar nas principais categorias: Melhor Filme, Diretor e Ator, além de Melhor Fotografia, Figurino, Roteiro Adaptado e Montagem. Filme disponível na Netflix.

Compartilha comigo o que você achou sobre o filme!

TRAILER:

Filme: O pianista.

Direção: Romam Polanski

Tempo: 2h e 29min.

Ano: 2002.

Paz e bem!

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.