E a aventura para ser um pai melhor continua!
Dentro da minha meta de leitura, que é de 12 livros (é pouco, eu sei… mas estou me esforçando para superar e até dobrar!), obviamente que tenho uma necessidade urgente, por sinal, de aprender a desempenhar meu papel de pai melhor. Minha segunda leitura, dentro desta perspectiva, foi do livro “Guia prático dos pais”, de Susy Camacho, onde pude aprofundar um pouco sobre algumas coisas que já tinha conhecimento.
Entre essas coisas estão o cuidado que o pai também deve ter para o desenvolvimento saudável do feto e a importância do exemplo para a conscientização da criança. Contudo, o Susy vai além destes conhecimentos. Ela aborda o desenvolvimento da linguagem, a chegada de um irmão ou uma irmã, a preparação para a ida à escola, como enfrentar os medos (de escuro e de ficar sozinho, por exemplo). Essas são situações básicas que muitos pais vivem ao longo do desenvolvimento de seus filhos, só que às vezes falta uma abordagem mais adequada para que a criança possa ter a experiência sem maiores problemas ou traumas – e o livro trata disso.
Além disso, é contemplado a importância do carinho para a formação do caráter e a questão da auto-imagem e da crítica. Também são apreciados assuntos para quando a criança estiver um pouco maior, como a educação sexual, os dilemas do universo feminino e masculino, a influência dos esportes, da religião e como se preparar (se fugir) para uma situação de morte para a criança. As drogas, a bebida alcoólica e a separação dos pais também são tratados por Susy, numa perspectiva de orientar aos pais a serem exemplo e, no caso de separação, sempre buscar pelo respeito das partes envolvidas com o único objetivo: fazer com que a criança tenha uma relação harmoniosa com os pais.
“A criança apresenta a necessidade de aprender a conviver com crianças da mesma idade, para desenvolver independência, conceito de divisão de brinquedos, atenção, disciplina, defesa dos seus interesses, respeito aos direitos alheios, expressar o que pensa diante de outras crianças […].”p. 75
Com uma linguagem de fácil entendimento, e com exemplos que ajudam a visualizar uma possível situação real, Susy Camacho aborda assuntos desde o período da gravidez até o quando a criança se torna um pouco mais grandinha. Há um destaque feito para a figura do pai – muitas vezes subvalorizado de criação dos filhos devido a uma intensa participação feminina. Contudo, existem vários casos, também, de homens que atribuem a responsabilidade de criar os filhos apenas a mulher, fugindo assim de assumir um papel (forte e decisivo) na criação de seus filhos. Aos pais de primeira viagem, recomendo MUITO!
Se você já leu… ou quando você terminar de ler… deixa um comentário falando sobre o livro!
LIVRO: Guia prático dos pais.
AUTORA: Susy Camacho.
EDITORA:Green Forest do Brasil.
Paz e bem!
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem
Twitter: @Blog_PenseBem