O mundo das palavras: vontade, engajamento e vida no livro “Guerreiros não nascem prontos”

Um livro que aborda quem é incomum.

“Um grande lutador será aquele que mais conseguir ampliar o seu limiar de dor” – Ricardo Morgati, mestre de Jiu-jítsu.

Eu tive inicialmente um certo desdém pelo livro “Guerreiros não nascem prontos”, meio contraditório. O título me chamou atenção (confesso) na prateleira da livraria e seu sumário também. Gosto de livros da categoria ‘autoajuda’ pelas provocações que podem trazer e pela abordagem sobre determinados aspectos da vida e do trabalho. Contudo, dessa vez pareceu ter uma abordagem motivacional vazia… mas só pareceu mesmo.

Seu autor, José Luiz Tejon, tem uma história de vida que poderia levar muitas pessoas a serem frustradas pessoalmente e profissionalmente. No livro, Tejon conta como, a partir de um fato que aconteceu na sua infância, recebeu lições de seus pais para se se tornar um adulto mais preparado para os desafios da vida. Além de se colocar como exemplo, Tejon expõe situações e exemplos que o acompanharam durante toda a vida, construindo uma narrativa que tem como proposta identificar os fatores que contribuem para a formação de guerreiros.

“O medo é um sentimento que paralisa. Já dizia o grande guerreiro mongol do século XII – Gengis Khan, considerado como o Khan dos Khans: se você tem medo, não faça; se você está fazendo não tenha medo.”

“Nenhum guerreiro sai das batalhas sem cortes, machucados e ferimentos. Nenhum general carrega medalhas por bravura se não tiver marcas muito mais profundas no coração e na mente.”

Parece estranho? A princípio sim… mas a medida que a leitura flui, você vai poder perceber que os “guerreiros” não são seres de outro mundo, como superpoderes ou indestrutíveis… muito pelo contrário. Os guerreiros são forjados pela capacidade de enfrentamento dos desafios, da vontade de aumentar o limiar da dor (física e psicológica), do interesse em aprender, desaprender e aprender novamente… além de buscar SEMPRE aprender com as pessoas.

“O incômodo é genial na nossa vida… Tudo o que nos incomoda não nos acomoda… e a não acomodação é tudo na transformação da vida.”

É uma leitura com histórias, curiosidades… reflexões comuns e incomuns que permitem fazer uma análise da situação de vida atual e projetar uma ideia de futuro que você possa estar bem consigo mesmo (a). E como eu comecei esta resenha, é um livro que aborda quem é incomum, mostrando ações e comportamentos bem comuns para alcançar os objetivos. Recomendo! Obs: as frases destacadas estão no livro.

Livro: “Guerreiros não nascem prontos”.

Autor: José Luiz Tejon.

Editora: Gente.

Ano: 2016.

Paz e bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor e Escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.