O mundo do cinema: amor e ditadura no filme “A colônia”

Certas histórias quando são narradas nos ajudam a refletir sobre fatos do passado, suas dificuldades e seus aprendizados, bem como contribuem para questionar atitudes bastante equivocas que conduziram determinado grupo de pessoas, por exemplo, a cometer atrocidades baseados em um “bom” ideal.  O filme “A colônia” tem como pano de fundo a ditadura no Chile, enfatizando seu início e um de seus locais de tortura – chamado de “Colonia Dignidad”.

A história envolve Lena (interpretada por Emma Watson, de “Harry Potter”, “O círculo” e “A bela e a fera”) e Daniel (interpretado por Daniel Brühl, de “Rush – no limite da emoção”, “Capitão América – guerra civil” e “Pegando fogo”), então namorados, no momento que um golpe possibilitou a ascensão do ditador Augusto Pinochet. Logo após ao golpe houve uma “caça” as pessoas que se manifestavam a favor do governo que foi deposto, e Daniel foi identificado como uma dessas pessoas.

Levado para a colônia dignidade, Daniel sofre com os esforços dos torturadores em saber mais informações. Enquanto isso, Lena tenta desesperadamente saber para onde Daniel foi levado –  o que acaba acontecendo. Entrar na Colônia Dignidade será fácil, o problema é sair dela, e você só saberá se saíram assistindo o filme!

A narrativa foca tanto a história de Lena e Daniel, que deixa de enfatizar como era, pelo menos de forma mais aprofundada, a colônia dignidade – revelando uma visão superficial dos fatos históricos. No entanto, a maneira como a narrativa foi construída foi interessante e possivelmente você não ficará entediado. E como eu disse, vale a pena porque, resgatando fatos não tão legais da história, o filme permite uma reflexão crítica dos efeitos de uma ditadura.

TRAILER:

Filme: “A colônia” (Amor e revolução)

Ano: 2015

Tempo: 1h e 50 minutos.

Direção: Florian Gallenberger.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.