O mundo do cinema: atletismo, preconceito e empoderamento no filme “Raça”.

Sabe aquela história, baseada em fatos reais, que você fica se perguntando se ela realmente aconteceu? E porque demoraram tanto para contá-la?

Eu sinceramente acredito que precisamos de boas histórias para nos inspirar, até porque a temática abordada aqui infelizmente ainda é muito atual. Pois bem…Você poderá conferir um pouco disso no filme “Raça” (disponível na Netflix e no Youtube), com direção de Stephen Hopkins.

O filme narra a história de Jesse Owens, atleta negro que cresceu em uma família com condições financeiras limitadas – sendo aceito na universidade de Ohio. Owens deixa na sua cidade namorada e filha para buscar uma oportunidade de melhorar de vida através do atletismo. Mas as coisas não eram fáceis. Se ainda vemos situações de preconceito nos tempos de hoje, imagine na década de 30, onde a sociedade branca via o negro com um ser inferior, e consequentemente o tratava com desrespeito.

Devido ao seu talento para a corrida, Owens consegue se classificar para as olimpíadas de 1936, mas existia um problema: ela iria acontecer na Alemanha. Se já havia muitos desafios dentro do próprio país, imagina ter que enfrentar esses mesmos desafios (e outros também) bem no auge do regime de Adolf Hitler. Imaginou? Se você concordar comigo, também achará isso surreal. Todos sabiam como o regime de Hitler estavam tratando os judeus, os negros, e qualquer grupo social que para eles seriam inferiores: com violência.

Os alemães queriam sediar as olimpíadas para reforçar a posição no cenário mundial, especialmente após a derrota da 1º guerra mundial.

A narrativa do filme é morna, misturando boas e médias atuações… mas vale a pena a reflexão. Outros pequenos contextos são apresentados no filme como uma forma de o espectador entender a situação histórica da época – mas eu não vou dizer quais…você precisará assistir ao filme! Além da participação de Stephan James, o filme também conta com Jeremy Irons (de “A liga da justiça” e “O homem da máscara de ferro”) e com Jason Sudeikis (de “Quero matar meu chefe” e “Família do bagulho”). Compartilha comigo o que você achou do filme!

TRAILER:

Filme: Raça.

Direção: Stephen Hopkins.

Ano e duração: 2016, 2h e 14mim.

Paz e bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor e Escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.