O mundo das palavras: reflexão, aprendizado e descobertas no livro “O encantador da montanha”

E o ano começa muito bem de leitura! Meu primeiro livro de 2019 trouxe várias pequenas mensagens de aprendizado e reflexão, em uma leitura objetiva e rápida. O livro “O encantador da montanha”, de Eduardo Moreira, e publicado pela editora Record, traz uma história breve, porém rica, entre Pólio e o mestre Laervas. Pólio Sai em busca de um tão falado sábio, que habitava uma floresta, para aprender com ele lições que serviriam para toda uma vida.

“Quantas pessoas e coisas cheias de vida e beleza já devem ter estado à sua frente sem que reparasse, por preconceito ou inveja; por considerá-las mortas diante de você! Não podemos julgar nada pela primeira impressão. Apenas depois de mais familiarizados podemos efetuar algum tipo de julgamento sobre o que quer que seja.”

Pólio, em sua busca para encontrar Laervas, quase morre. Contudo, salvo por uma jovem senhora, ele sobrevive e continua a jornada para encontrar o mestre. Após alguns dias de caminhada, Pólio acha o mestre. Pólio demonstra interesse em saber mais da vida e da sabedoria do mestre, também com o objetivo de amadurecer e levar todo o aprendizado e descobertas para viver melhor e ajudar outros também a viverem melhor.

“O guerreiro não parte para a batalha tendo usado sua espada somente uma vez. Só o treinamento e a repetição dos exercícios o farão apto para o combate. Compreenderá melhor a si mesmo e ao mundo ao redor sempre que praticar esses exercícios.”

Durante a leitura você irá perceber a simplicidade das mensagens ensinadas por Laervas, estabelecendo comparações claras para facilitar o aprendizado. É uma constante provocação a nossa percepção, aos nossos valores e a nossa maneira dever a vida e as relações com as pessoas. Às vezes não é fácil mudar uma certa maneira de pensar, quando acreditamos que é certo e que aparentemente nos faz feliz. E quando descobrimos que podemos estar errados? E quando descobrimos que nossos relacionamentos não são baseados em empatia, respeito e valorização?

“Em tudo na vida se pode achar lados bonitos. Mesmo nas coisas que aborrecem podemos enxergar alguma beleza. Basta tirarmos a luz de nossa preocupação, de nosso desapontamento ou aborrecimento para que, olhando por outro ângulo, encontremos a beleza daquele acontecimento.”

O autor, Eduardo Moreira, traz pequenas doses de sabedoria neste livro. Ano passado, também devido ao meu mestrado, li apenas 13 livros. Pode parecer pouco, mas diante das responsabilidades, se torna MUITO! Certamente esse ano vou ultrapassar os 13 livros lidos… e em breve você verá aqui no blog resenha sobre livros de literatura, que há muito eu tinha abandonado. As frases destacadas fazem parte do livro. Desculpe os spoilers, mas não resisti à sabedoria contida neste livro.

Paz e bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor e Escritor.

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Twitter: @Blog_PenseBem 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.