Você é professor? Trabalha com recrutamento e seleção? Realiza treinamentos para grupos? Ou simplesmente quer proporcionar interação/divertimento entre pessoas de um grupo?
Então, uma boa dica de leitura é o livro “Jogos de seleção com foco em competências”. De autoria de Maria Odete Rabaglio, a leitura te propõe, inicialmente, o entendimento do que é um jogo e seus tipos, e como podemos utilizá-los para a observação de competências e comportamentos. Além disso, Rabaglio traz a importância do facilitador do jogo para a correta mediação da atividade a ser proposta, e como podemos entender melhor aspectos inevitáveis dentro de um jogo, como disputas, identidade grupal e a curiosidades.
O livro tem sua continuidade citando exemplos de jogos através de algumas categorias:
- Jogos de apresentação;
- Jogos de aquecimento e extravasamento;
- E jogos de observação de competências.
As informações em relação aos jogos são detalhadas, mostrando para cada um: “objetivos”, “competências observáveis”, “materiais necessários”, “número ideal de participantes”, “tempo requerido”, e “instruções de execução”. A autora finaliza o livro com mensagens de reflexão em grupo, que também são conhecidas como vivências. São histórias (ou fábulas, se preferir) que provocam as pessoas para refletirem sobre algum aspecto da vida, e também do trabalho.
Apesar de fazer algumas alterações nos jogos propostos – e talvez você perceba isso-, particularmente utilizo muito o livro, tanto em relação aos jogos como em relação às reflexões. Recomendo como referência!
LIVRO: “Jogos de seleção com foco em competências”.
AUTORA: Maria Odete Rabaglio.
EDITORA: Qualitymark.
ANO: 2006.
Paz e bem.
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor – Twitter: @CapitaoCoragem
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem