O mundo do cinema: ditadura da beleza e autoestima no filme “Felicidade por um fio”

Sabe aquele assunto provocativo que todo mundo tem conhecimento mas que foi erradamente naturalizado?

De tanto saber que o ser humano não deve tentar se enquadrar nos falsos padrões que a sociedade coloca como certo e belo – porque cada vez mais se fala empoderamento (especialmente o feminino)-, deixamos de lado este tipo de diálogo e classificamos como esquisitas aquelas pessoas que ousam ser quem elas gostaria verdadeiramente ser.

Pois bem… é com leveza, romance, e ao mesmo tempo seriedade, que o filme “Felicidade por um fio” (original da Netflix) trata a questão das mulheres se enquadrarem em um padrão de beleza – neste caso, ter o cabelo liso é sinônimo de perfeição. A narrativa conta a história de Violet Jones (Sanaa Lathan, de “Além dos limites” e “Alien vs predator”), publicitária de sucesso, que tem uma vida exageradamente organizada, buscando sempre a perfeição e o controle – tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. No entanto, após uma discussão com Clint (Ricky Whittle), seu namorado, que afirma que Violet é meticulosamente perfeita – não se permitindo se aventurar (e você vai perceber isso), uma reviravolta acontece.

Violet, frustrada com a situação pessoal, e também com a situação profissional devido a uma queda de concentração e produtividade, sai com as amigas para um bar, chega em casa embriagada, e num excesso de raiva e de inquietação, raspa o cabelo. Quando acorda, percebe a “loucura” que fez e começa a se desesperar. Essa “Loucura”, contudo, foi essencial para ressignificar muita coisa na vida (também devido aos traumas da infância) que Violet acredita como certo, especialmente o entendimento do que é realmente beleza.

O filme é sensacional porque toca na questão da autoestima feminina diante de um mundo que ainda considera o cabelo “bom” como sendo cabelo liso – uma besteira MUITO grande! Abrir-se a outras formas de ser e de sentir é um desafio para a auto aceitação, o que causa impacto em no desenvolvimento individual e na maneira como nos relacionamos. Amor próprio é tudo! Compartilhe comigo sua opinião após ver o filme.

Filme: Beleza por um fio.

Direção: Haifaa Al-Mansour.

Tempo: 1h e 38 minutos.

Ano: 2018.

Segue o trailer:

Paz e bem!

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor. Twitter:  @CapitaoCoragem

Siga o blog nas redes sociais!

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.