Uma leitura rápida e cheia de sabedoria!
É assim que posso escrever sobre o livro “O poder do diálogo – como se tornar um grande líder”, de autoria de Alkíndar de Oliveira. Depois da leitura deste livro comecei a pensar na quantidade de palavra que falamos e que não temos a real dimensão dos seus significados.
Digo isto porque o autor traz na parte 2 a diferença entre as palavras diálogo, debate e discussão. Eu acreditava que sabia a diferença entre essas palavras, mas depois da apresentação de Alkíndar, reavaliei minha percepção sobre estas palavras que tem a grafia relativamente parecida, e que muita gente – eu era uma delas-, fala mas não tem a dimensão real do que significa. E quais são as diferenças? Eu não vou dar spoilers… você vai precisar ler. O que posso antecipar, e com bastante tranquilidade, é que a partir do momento que sabemos o significado daquilo que falamos, ou seja, a partir do momento que nós nos apropriamos da nossa fala, tendemos a nos relacionar melhor, a respeitar opiniões diferentes e a saber o papel das emoções para nosso bem-estar.
Contudo, o livro não aborda somente a diferença entre as palavras diálogo, debate e discussão. Alkíndar explica, na parte 1 do livro, a importância do consenso para a produtividade e a boa convivência, a diferença entre pensamento linear e pensamento sistêmico, e que este novo mundo – permeado de tecnologia e velocidade-, possui novas demandas.
Nas partes 3 e 4, o autor propõe elementos para criar uma “cultura do diálogo” dentro de uma empresa (ou em qualquer ambiente coletivo) e como podemos praticar o diálogo, entendendo como a afetividade, o ego, a comunicação, os elogios e o ouvir são cruciais para estabelecer o diálogo. O livro contém um “bônus!” no final, onde Alkíndar apresenta um passo a passo para ajudar a construir grupos de diálogo e uma cultura do diálogo.
Dialogar é difícil, mas é necessário!
Livro: O poder do diálogo – como se tornar um grande líder.
Autor: Alkíndar de Oliveira.
Editora: Academia.
Ano: 2011.
Paz e bem.
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor. Twitter: @CapitaoCoragem
Siga o blog nas redes sociais!
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem