História contada: Alzheimer, música e vida no documentário “Alive Inside”.

As pessoas que amamos queremos preservar de todo e qualquer mal, seja acidente, violência ou doença. No entanto, não podemos protegê-las o tempo todo, especialmente quando o assunto é doença – já que com o avançar da idade estamos sujeitos a doenças degenerativas. Entre essas doenças, existe o Alzheimer. O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa.

Imaginar que uma pessoa que você amou (e ama) venha perder a capacidade de trabalho e relacionamento, chegando até a esquecer (em estágios mais avançados) quem você é ou foi, chega a ser desesperador. A doença infelizmente não tem cura (ainda), mas na história do documentário “Alive Inside” a música é utilizada para proporcionar um resgate dessas pessoas.

O documentário conta a história do pesquisador Dan Cohen. Dan teve uma experiência numa casa de repouso que mudou a sua vida e a partir daí decidiu compartilhar com as pessoas o que ele via quando idosos com demência ouviam sua música favorita. Memórias que antes pareciam esquecida (ou sumidas) são, a partir de uma determinada música, reavivadas na mente, trazendo recordações de momentos significativos. Emoções, sentimentos, pessoas… o que tinha sido afetado pela doença é, pelo menos por um momento, associado com a música e colocado para fora em forma de gestos e palavras.

Então… se você passa por uma situação que envolve uma pessoa com Alzheimer, se você é da área da saúde, ou se simplesmente você quer saber como a música pode fazer parte da nossa vida, e transformá-la, recomendo esse documentário para você.

“Uma alma que não fala morre aos poucos”.

O documentário está disponível na Netflix e no Youtube. Deixo aqui um dos links do Youtube.

Paz e Bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor e Escritor. >>  @CapitaoCoragem

Siga os blog nas redes sociais >>

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.