O mundo das palavras: perfis comportamentais no livro “Gente tóxica – como lidar com pessoas difíceis”

Todo mundo em algum momento da vida vai lidar com pessoas que tem um perfil de personalidade difícil, como um invejoso, um fofoqueiro, um neurótico ou um falso – isso se já não teve que lidar. Muitas vezes essas pessoas não se mostram logo de cara, e mesmo quando se mostram insistimos em não querer enxergar os traços de comportamento expostos e que, definitivamente, não fazem bem para nós.

É possível identificar com mais facilidade esses traços de comportamento, antecipar reações e se preparar para a convivência (quando não se tem escolha), e uma das maneiras pode ser através do livro “Gente tóxica – como lidar com pessoas difíceis”. O autor, Bernardo Stameteas, lista 13 perfis de comportamento, e como podemos compreender melhor sua personalidade através de frases e ações.

Além disso, Bernardo propõe, a partir desta compreensão, estratégias para que você não se deixe conduzir por pessoas que tenha tais perfis, alguns dos quais posso citar: o psicopata, o medíocre e o manipulador, além do invejoso, do fofoqueiro, do neurótico e do falso citados no início deste texto.

O livro é recheado por pequenas frases e pensamentos que nos fazem refletir melhor o perfil de personalidade estudado – o que torna a leitura mais inspiradora! Contudo, a impressão que tive foi que o autor se aprofundou nos primeiros perfis, e faltou conteúdo para os perfis finais – mas pode ter sido só impressão mesmo. O autor finaliza o livro refletindo sobre o poder das palavras e como podemos ficar livres das pessoas que não nos fazem bem. Conhecer melhor esses perfis nos ajuda a ter relacionamentos mais saudáveis, pense nisso!

Livro: “Gente tóxica – como lidar com pessoas difíceis”.

Autor: Bernardo Stamateas.

Editora: Thomas Nelson Brasil.

Ano: 2009.

Paz e bem.

Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor >> @CapitaoCoragem

Siga os blog nas redes sociais >>

Instagram: @pensebem.blog

Facebook: blog.pensebem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.