Todo mundo em algum momento da vida vai lidar com pessoas que tem um perfil de personalidade difícil, como um invejoso, um fofoqueiro, um neurótico ou um falso – isso se já não teve que lidar. Muitas vezes essas pessoas não se mostram logo de cara, e mesmo quando se mostram insistimos em não querer enxergar os traços de comportamento expostos e que, definitivamente, não fazem bem para nós.
É possível identificar com mais facilidade esses traços de comportamento, antecipar reações e se preparar para a convivência (quando não se tem escolha), e uma das maneiras pode ser através do livro “Gente tóxica – como lidar com pessoas difíceis”. O autor, Bernardo Stameteas, lista 13 perfis de comportamento, e como podemos compreender melhor sua personalidade através de frases e ações.
Além disso, Bernardo propõe, a partir desta compreensão, estratégias para que você não se deixe conduzir por pessoas que tenha tais perfis, alguns dos quais posso citar: o psicopata, o medíocre e o manipulador, além do invejoso, do fofoqueiro, do neurótico e do falso citados no início deste texto.
O livro é recheado por pequenas frases e pensamentos que nos fazem refletir melhor o perfil de personalidade estudado – o que torna a leitura mais inspiradora! Contudo, a impressão que tive foi que o autor se aprofundou nos primeiros perfis, e faltou conteúdo para os perfis finais – mas pode ter sido só impressão mesmo. O autor finaliza o livro refletindo sobre o poder das palavras e como podemos ficar livres das pessoas que não nos fazem bem. Conhecer melhor esses perfis nos ajuda a ter relacionamentos mais saudáveis, pense nisso!
Livro: “Gente tóxica – como lidar com pessoas difíceis”.
Autor: Bernardo Stamateas.
Editora: Thomas Nelson Brasil.
Ano: 2009.
Paz e bem.
Por Ricardo Verçoza – Professor e escritor >> @CapitaoCoragem
Siga os blog nas redes sociais >>
Instagram: @pensebem.blog
Facebook: blog.pensebem