Seja homem!
O que, de fato, podemos compreender como esta frase?
É para se impor? Resolver as coisas na violência? Praticar assédio para conseguir o que quer? Acreditar que o homem é superior as mulheres? Fazer coisas sem consciência da moral e da ética?
Se você perceber, a nossa sociedade é o mais puro reflexo da concepção onde o homem deve dominar, e que a verdadeira condição para ser “homem de verdade” está em viver acreditando que tudo o que está descrito acima deve ser uma realidade, até porque é tudo muito natural. Eu discordo disso e o documentário “The Mask you live in”, ou “A máscara em que você mora” (disponível na Netflix e no Youtube) vai provocar para refletirmos sobre o real significado da frase “Seja homem” e como podemos quebrar um ciclo de violência e desrespeito.
E como começamos a pensar nisso? Pelas crianças. Quando pequenos, consciente ou inconscientemente os pais vão educando seus filhos como base em seus referenciais e também com aquilo que, culturalmente, se convencionou a ser “coisa de homem” e “coisa de mulher”. Por exemplo, falar sobre sentimentos é coisa de mulher… chorar em público é coisa de mulher… conversar é coisa de mulher… e tantas outras “coisas” que erradamente são inseridas nas cabeças das crianças, em especial dos meninos.
E qual o reflexo disso? Meninos que não dialogam sobre como estão se sentindo, que não compartilham seus problemas, que não exploram o verdadeiro sentido da frase “seja homem” e por isso tendem a resolver seus problemas com violência acreditando que esta é a ordem natural das coisas. Beber cedo e usar drogas são coisas de homem… resolver um acidente de trânsito com violência é coisa de homem… Tratar uma mulher como inferior e como objeto é coisa de homem. NADA DISSO É COISA DE HOMEM!
Não estamos educando nossos meninos para se sentirem seguros com sua masculinidade… mas precisamos, e é urgente. Não precisamos, ao criar um menino, inferiorizar a mulher ou fazê-lo entender que tudo se resolve com violência. A masculinidade é construída na valorização e respeito a todos, sejam homens e mulheres. Então, sugiro para você, professor, psicólogo, profissional da saúde, e especialmente os pais, que vejam esse documentário, que pensem e repensem como estão influenciando a capacidade psicológica dos meninos de hoje para que eles possam ser homens saudáveis amanhã. Como pai repensei muitas coisas para meu filho, que acabou de nascer e me vi muito em tudo o que é debatido por especialistas ao longo do documentário e também pelos depoimentos de meninos e homens. VALE A PENA ASSISTIR!
Documentário: “The Mask you live in”, ou “A máscara em que você mora”.
Direção: Jennifer Siebel Newsom
Tempo: 1h 34m
Ano: 2015
Link no Youtube:
Paz e bem.
Por Ricardo Verçoza – professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.