O mundo das palavras: fé, ciência e provocação no livro “Crer ou não crer – uma conversa sem rodeios entre um historiador ateu e um padre católico”

Um debate estranho, e no mínimo inusitado!

É desta forma que eu posso caracterizar o encontro de Padre Fábio de Melo e Leandro Karnal no livro “Crer ou não crer – uma conversa sem rodeios entre um historiador ateu e um padre católico”. O livro me chamou atenção por conta de uma entrevista que os dois autores concederam ao programa ‘Saia Justa’, do GNT (segue o link no final). Não compreendi muito bem no início a ideia de juntar um padre com um ateu, até por que questões que envolvem opinião religiosa tendem a se direcionar para a violência gratuita por falta de maturidade das pessoas em debater.

Acompanhava algumas entrevistas e palestras de Leandro, pois percebia que sua opinião sobre os mais diversos temas era sólida, sensata e pertinente para a realidade da sociedade brasileira, mas não sabia que era ateu – fato que não interfere em nada para mim. Já em relação a Padre Fábio de Melo, cheio de bom humor pelas redes sociais, vem se destacando pela franqueza de suas ideias sobre o catolicismo, e pela sinceridade ao falar sobre religião e cotidiano. Os dois juntos em um livro? Honestamente eu jamais imaginaria!

Mas tive uma grata surpresa! Tanto Leandro quanto Padre Fábio demonstram um embasamento teórico profundo sobre os mais diversos pensadores e como eles contribuem para a nossa maneira de interpretar o mundo. Diversas questões são abordadas: a relação da fé com a ciência, em um debate para provar, questionar, construir e até, desconstruir ideias e significados; como a religião ajuda e atrapalha as pessoas; a falta que fé pode fazer para enfrentar os desafios da vida. E muito mais!

Meu ano de 2018 ganha mais significado e provocação com este livro…E super recomendo para você! Sou católico e este livro, por mais contraditório que possa parecer, ajudar a entender a questão da fé – que ultrapassa o fator ‘religião’. O livro ainda tem o prefácio do grande Mário Sergio Cortella! O debate é estranho, com certeza inusitado, mas a leitura é simples e ao mesmo tempo, profunda! Compartilha comigo o que você achou, beleza?!

Livro: “Crer ou não crer – uma conversa sem rodeios entre um historiador ateu e um padre católico”

Autores: Padre Fábio de Melo e Leandro Karnal.

Editora: Planeta.

Ano: 2017.

Só para você sentir um pouco do livro……

Entrevista de Leandro Karnal e Padre Fábio de Melo no programa “Saia Justa”:

Entrevista de Leandro Karnal e Padre Fábio de Melo no programa “Encontro – com Fátima Bernardes”:

 

Paz e bem!

Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s