O mundo das palavras: a relação entre introversão e extroversão no livro “O Poder dos Tímidos”

Um traço comportamental. Uma característica pessoal. Um problema?

Cada pessoa interpreta de um jeito, e independente da sua percepção sobre a timidez, ela hoje é um fato em nossa sociedade a partir de nossos círculos de convivência (seja por você ou por outra pessoa). Esse fato, como eu disse anteriormente, é por muitos ainda mal visto, ou interpretado de maneira equivocada – trazendo à tona quase uma perspectiva de doença diante da timidez. Bem, não é para tanto.

Como assim? Cada pessoa tem um perfil, e isso você percebe pelo seu cotidiano, mas o que você não sabe é que uma pessoa não é necessariamente introvertida, ou extroverdita. Sério? Claro! O livro “O Poder dos Tímidos – como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar” trata de uma forma brilhante tudo isso e muito mais.

Em um mundo que não para de falar, a autora Susan Cain, aborda com leveza e pesquisas científicas a ideia de que os tímidos também podem ter sucesso, até porque ela mesma se considera uma tímida! Você vai perceber que esse ideal pela extroversão… por se expor e se comunicação constantemente, característica do mundo tecnológico, não é um imperativo, ou seja: se você for um tímido (a), não se preocupe. Por exemplo, um dos trechos do livro contempla o fato que no Leste Asiático o foco da educação não é a fala, mas a escuta, a escrita e a leitura:

Em muitas salas de aulas do Leste Asiático, o currículo tradicional enfatiza a escuta, a escrita, a leitura e a memorização. Falar simplesmente não é o foco, e chega a ser desencorajado.

Você acredita que a timidez realmente é um problema? Eu, depois da leitura, sinceramente acredito que não. Super me identifiquei com a abordagem de Susan. Em meu trabalho como professor, tenho um perfil; já com meus familiares, tenho outro, e nem por isso sou “doido”. O que deixa a leitura gostosa e fácil é que Susan não se baseia em achismos, mas em dados e em pesquisas, trazendo casos de pessoas (além do dela) que nos possibilitam uma análise mais detalhada sobre introversão e extroversão.

Então… ser tímido é normal? Uma das coisas que concluí é que sim, desde que você se exercite e se permita ultrapassar seus limites para viver uma vida saudável. E as outras conclusões? Aí você terá que ler o livro! E quando terminar a leitura, posta aqui seu comentário!

Paz e Bem.

OBS¹: a capa do livro mudou. Antes era vermelha, mas com a nova tiragem está como na foto (meio cinza, meio preto).

OBS²: Segue uma apresentação que a autora fez num TED:

Livro: “O Poder dos Tímidos – como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar”.

Autora: Susan Cain.

Editora: Agir.

Ano: 2012

Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.