Um traço comportamental. Uma característica pessoal. Um problema?
Cada pessoa interpreta de um jeito, e independente da sua percepção sobre a timidez, ela hoje é um fato em nossa sociedade a partir de nossos círculos de convivência (seja por você ou por outra pessoa). Esse fato, como eu disse anteriormente, é por muitos ainda mal visto, ou interpretado de maneira equivocada – trazendo à tona quase uma perspectiva de doença diante da timidez. Bem, não é para tanto.
Como assim? Cada pessoa tem um perfil, e isso você percebe pelo seu cotidiano, mas o que você não sabe é que uma pessoa não é necessariamente introvertida, ou extroverdita. Sério? Claro! O livro “O Poder dos Tímidos – como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar” trata de uma forma brilhante tudo isso e muito mais.
Em um mundo que não para de falar, a autora Susan Cain, aborda com leveza e pesquisas científicas a ideia de que os tímidos também podem ter sucesso, até porque ela mesma se considera uma tímida! Você vai perceber que esse ideal pela extroversão… por se expor e se comunicação constantemente, característica do mundo tecnológico, não é um imperativo, ou seja: se você for um tímido (a), não se preocupe. Por exemplo, um dos trechos do livro contempla o fato que no Leste Asiático o foco da educação não é a fala, mas a escuta, a escrita e a leitura:
Em muitas salas de aulas do Leste Asiático, o currículo tradicional enfatiza a escuta, a escrita, a leitura e a memorização. Falar simplesmente não é o foco, e chega a ser desencorajado.
Você acredita que a timidez realmente é um problema? Eu, depois da leitura, sinceramente acredito que não. Super me identifiquei com a abordagem de Susan. Em meu trabalho como professor, tenho um perfil; já com meus familiares, tenho outro, e nem por isso sou “doido”. O que deixa a leitura gostosa e fácil é que Susan não se baseia em achismos, mas em dados e em pesquisas, trazendo casos de pessoas (além do dela) que nos possibilitam uma análise mais detalhada sobre introversão e extroversão.
Então… ser tímido é normal? Uma das coisas que concluí é que sim, desde que você se exercite e se permita ultrapassar seus limites para viver uma vida saudável. E as outras conclusões? Aí você terá que ler o livro! E quando terminar a leitura, posta aqui seu comentário!
Paz e Bem.
OBS¹: a capa do livro mudou. Antes era vermelha, mas com a nova tiragem está como na foto (meio cinza, meio preto).
OBS²: Segue uma apresentação que a autora fez num TED:
Livro: “O Poder dos Tímidos – como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar”.
Autora: Susan Cain.
Editora: Agir.
Ano: 2012
Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.