O mundo das palavras: liderança e relações no livro “De volta ao mosteiro – o monge e o executivo falam de liderança e trabalho em equipe”.

Sabe aquele livro simples, de leitura objetiva, mas que é bastante enriquecedor quando você termina? Ah…pois bem! O livro “O monge e o executivo – uma história sobre a essência da liderança”, de James C. Hunter, é de uma simplicidade cativante e de um conteúdo realmente provocador! No entanto, muita gente desconhece que o livro tem uma continuação: “De volta ao mosteiro – o monge e o executivo falam de liderança e trabalho em equipe”.

“Liderança não é cargo – é uma responsabilidade” –Peter Drucker.

A história relatada no livro poderia ser a minha…a sua…ou a de alguma pessoa próxima de você, e aborda a situação de John, que em determinado momento da vida enfrenta problemas na vida pessoal e profissional, e não percebe sua responsabilidade nisso. Durante o primeiro livro (que a resenha também está aqui no blog) John e seu grupo tem provocações sobre comportamento com o monge Simeão – que em outro momento foi um grande executivo. Cada um do grupo tem reflexões sobre seus relacionamentos e sobre a postura de sua liderança, e é isso que também torna o livro gostoso de ler.

“Servir às pessoas significa atender a necessidades, e não a vontades”.

Ao final do livro primeiro livro todos parecem entender que deve existe mudança de comportamento. Na continuação, “De volta ao mosteiro – o monge e o executivo falam sobre liderança e trabalho em equipe”, o grupo se reencontra depois de 2 anos para ver como cada um aplicou os ensinamentos apendidos no mosteiro. E a surpresa? Ninguém conseguiu praticar o que foi debatido no retiro, exceto uma pessoa. Você adivinha quem? Ah… para saber você precisa ler! James C. Hunter traz provocações sensacionais sobre poder e autoridade, amor, bondade, humildade, compromisso, caráter, e principalmente, sobre LIDERANÇA – e todas elas extremamente aplicáveis em qualquer esfera da vida!

“Caráter é nossa maturidade moral”.

De tempos em tempos eu releio o livro, o primeiro e o segundo também. Ambos são ótimos clássicos para a gestão. Gostaria de lembrar que o autor trata de liderança com base nos ensinamentos de Jesus, porém o livro não é religioso. Seja para a gestão, ou para a vida pessoal, o livro é excelente!

Se você não sabe explicar com simplicidade, é porque você não compreendeu bem” – Albert Einstein.

Livro: “De volta ao mosteiro – o monge e o executivo falam sobre liderança e trabalho em equipe”.

Autor: James C. Hunter.

Editora: Sextante.

Ano| páginas: 2014, 192p.

OBS: as frases destacadas são citadas no livro.

Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s