História contada: alimentação saudável e obesidade infantil no documentário “The Kids Menu”

As crianças são a base de tudo, especialmente quando associamos fatos futuros – e a alimentação também está envolvida aí. Então…se você parasse para pensar, o que acredita que uma criança gostaria de comer? Hum… salgadinhos? Coxinha? Pizza? Bem, esse com certeza é o cardápio de muitas crianças do mundo moderno, recheado de opções baratas e práticas proporcionadas por alimentos das redes de fast food. Contudo, se quiser ter uma sociedade que repense seus hábitos alimentares de maneira saudável, é fundamental envolvermos as crianças no processo.

É nesta lógica que o documentário “The Kids Menu” (O menu infantil), disponível na Netflix, propõe sua narrativa. O documentário conta com várias entrevistas de Joe Cross com especialistas e educadores sobre o investimento (financeiro e principalmente, de tempo para conscientização) feito para despertar nas crianças hábitos mais saudáveis de alimentação. Joe passou por um processo de readequação alimentar, e se sentiu provocado a pensar o valor da alimentação saudável a partir das crianças.

Acredito que é de seu conhecimento que a indústria alimentícia também direciona suas estratégias para o público infantil, o que torna as crianças mais suscetíveis aos efeitos de uma publicidade colorida, chamativa e com desenhos. E ai vem o questionamento: como conscientizar as crianças (e também os adolescentes) sobre a importância de uma alimentação saudável? Através da experiência. A experiência de cultivar um alimento, de saber quais receitas podem ser feitas com ele, de ir numa feira e poder escolher o que levar… e mais: de cozinhar esse alimento. O ato de cozinhar contribui para que a criança entenda o valor nutritivo daquele alimento para ela hoje e no futuro, despertando a consciência dos impactos na sua vida.

Fast Food nas escolas? Isso pode ser revertido com um forte trabalho de educação alimentar, que também precisa envolver os adultos, sejam os políticos, os professores ou (principalmente) os pais. O documentário retrata um pouco da situação nos Estados Unidos, mas é perfeitamente aplicável em qualquer país, especialmente aqueles que aderem as praticidades da vida moderna quando o assunto é alimentação. Sugiro esse documentário para você entender o valor de uma alimentação saudável, entendendo que é plenamente possível envolver as crianças nessa proposta e evitar que elas desenvolvam doenças como diabetes ou pressão alta. Agora, se você é professor de criança, ou é pai ou mãe, precisa REALMENTE ver esse documentário.

Paz e bem!

Documentário: The Kids Menu, disponível na Netflix.

Direção: Kurt Engfehr.

Ano: 2015.

Tempo: 1h e 28m.

Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.