O mundo das palavras: comportamento e personalidade no livro “Como lidar com pessoas manipuladoras”.

Relacionamentos saudáveis é o que todo mundo espera ter durante a vida, seja na vida pessoal ou no trabalho, até porque a convivência é quase que inevitável. No entanto, por mais que esperemos uma certa tranquilidade nos relacionamentos, sempre vai ter uma ou outra situação e uma ou outra pessoa que terá um perfil de querer tudo do seu próprio jeito – e talvez você tenha que se relacionar com uma pessoa assim.

Bem, isso é um problema? Acredito que não. Fazer as coisas do seu modo implica dar características próprias para uma determinada tarefa, buscando a excelência. Mas em algumas situações, a busca pela excelência pode virar manipulação – e isso sim pode ser um problema. O livro “Como lidar com pessoas manipuladoras – aprenda a reconhecer e a lidar com pessoas manipuladoras e nunca mais se torne vítima” retrata bem o poder de personalidades que buscam na manipulação um modo de conviver.

O autor, George K. Simon, começa trazendo a relação que a manipulação pode ter com a agressividade e com a dissimulação como características de personalidades manipuladoras. Além disso, aborda tópicos como a ‘fixação pela vitória’, a ‘busca desenfreada pelo poder’, e a ‘inclinação da trapaça e à sedução’ são abordados, associando sempre a ideia de pessoas com personalidades manipuladoras. Tive um apreço especial por duas partes do livro: 1- a contextualização com histórias, onde é possível identificar que a manipulação pode ser algo sutil, ou facilmente perceptível – dependendo do indivíduo; e 2 – como agora sou pai, tem um tópico interessante sobre “crianças manipuladoras”. Todo mundo que cuida de criança deveria ler, pelo menos, essa parte do livro.

Por fim, o livro também mostra como reconhecer táticas de manipulação e enfrentar. Apesar do início do livro ser um pouco denso por conta de estar carregado de interpretações sobre a personalidade (é tipo um referencial teórico sobre personalidades), no geral a leitura é fácil, e pelo assunto, bastante prática também – o que favorece você começar e terminar o livro. Mesmo que você não tenha uma pessoa manipuladora em sua convivência, RECOMENDO a leitura!

Livro: “Como lidar com pessoas manipuladoras – aprenda a reconhecer e a lidar com pessoas manipuladoras e nunca mais se torne vítima”.

Autor: George K. Simon

Editora: Universo dos Livros.

Ano e Quantidade de páginas: 2016 | 176 páginas.

PAZ E BEM!

Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.