Sabe aquelas histórias de guerra que parecem estar distantes de nós?
Sabe aquelas imagens impactantes que nos levam a considerar o significado da palavra humanidade?
Pois bem… você tem um pouco de noção, e de como a ação do ser humano sobre o outro pode ser devastador no documentário “Os capacetes Brancos”, que está disponível na Netflix e no Youtube também. O documentário conta a história de um grupo na Síria que se auto intitula a defesa civil do local, buscando socorrer quem precisar dos bombardeios – que são recorrentes.
Quem faz parte do grupo são pessoas “comuns” que se oferecem com o propósito de ajudar, mas carecem de treinamentos e equipamentos. Um dos pontos interessantes da narrativa é as histórias contadas, algumas com final feliz, e outras não. Contudo, algumas informações do documentário são meio soltas, ficando incerto sua origem ou desfecho. Existem críticas ao documentário, como o fato de ser apenas uma propaganda para o grupo, mas apesar delas acredito que sua história deve ser conhecida e debatida sobre a influencias da guerra – tanto para quem ataca como para quem sofre as consequências.
É um relato de guerra (talvez muito parcial para você), porque aquela área sofre com a influência de terroristas e de grandes nações; mas ao mesmo tempo, é um relato de esperança, pois mostra como o esforço de poucas pessoas podem salvar vidas. Particularmente, gostei e fiquei impressionado! Depois que você assistir deixa aqui a sua opinião, certo?! Grande abraço!!
Documentário: Os Capacetes Brancos.
Tempo: 32 minutos.
Ano: 2016.
Link do documentário no Youtube:
Link de uma crítica ao documentário:
Paz e bem!
Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e mestrando em Indústrias Criativas.