A educação de uma criança, nos dias atuais, não é uma tarefa das mais fáceis…e digo isso por dois motivos: 1 – as particularidades de cada gênero torna-se um desafio (interessante) e 2 – uma sociedade que valoriza cada vez mais o fútil. Ser pai ou mãe requer uma compreensão da responsabilidade sobre este filho (a) e que ele/ela será o seu legado para o mundo.
Eu sou marinheiro de primeira viagem, ou seja, estou embarcando pela primeira vez na fantástica experiência de ser pai: descobrindo novas responsabilidades e despertando para a realidade que em breve me espera. Para muitos assuntos que eu me interesso vou buscar informações, e um dos locais que mais gosto de fazer isso é nos livros! Coloquei para mim uma meta de 12 livros neste ano – 1 por mês – e minha primeira escolha foi o livro “Criando meninos para pais e mães de verdade”. O livro é sensacional!
Pode ser que eu tenha me impressionado com o que li – algo normal para quem vai experimentar a sensação de ser pai pela primeira vez-, mas o fato é que eu me vi em muitos dos tópicos abordados e também reconheci algumas crianças do meu convívio. O livro divide o desenvolvimento do menino em três fases: do nascimento até os seis anos; dos seis aos 14 anos; e por fim, dos 14 anos até a fase adulta.Ai entra em questão:
- Quando o filho é mais próximo da mãe (e o pai precisa entender isso).
- Quando o filho é mais próximo do pai (e a mãe precisa entender isso).
- E quando o filho precisa da referência de outras pessoas (homens principalmente) para orientar o seu desenvolvimento.
Mais é só isso? Claro que não. Questões como “o impacto da testosterona no corpo”, “diferenças entre o cérebro do menino e da menina”, “sexualidade”, “o fator esporte na vida do menino” e a convivência na comunidade e na escola” são abordados com leveza, humor e objetividade. Posso destacar também que o autor, Steve Biddulph, desenvolve o livro com várias histórias, deixando assim, a leitura mais gostosa e enriquecedora. Então… Para você que é pai como eu, ou uma mãe curiosa que deseja saber mais do que lhe espera, sinceramente recomendo a leitura deste livro.
Tem sugestões no livro que você pode estranhar, como aconteceu comigo (normal) – até porque, devemos fazer as devidas adaptações para o nosso momento. Mas uma coisa eu sei: a informação do livro, ou de qualquer outro que eu leia, deve ser testada, porque só cria um filho entre erros e acertos. Que tenhamos, no saldo geral, mais acertos, e que isso nos leve a amadurecer como pessoa, e como pai (ou mãe).
Se você gostou desta “resenha”, curte e compartilha nas suas redes! Vamos expandir boas ideias. Pense bem!
Livro:Criando meninos para pais e mães de verdade.
Autor: Steve Biddulph.
Editora: Fundamento.
Ano: 2014.
Paz e Bem.
Por Ricardo Verçoza – Professor, escritor e Mestrando em Indústrias Criativas.