O mundo das palavras: a história da ditadura na Líbia no livro “O silêncio contra Muamar Kadafi”

Certamente você já ouviu falar sobre países que foram vítimas de ditadores e suas manias de grandeza e poder, e o próprio Brasil tem isso em sua história. Você talvez desconheça que em pleno século XXI poderia ainda um país viver sob um regime de um ditador…mas aconteceu e acontece. Em 2011, também sob fortes influências do movimento conhecido como “Primavera Árabe”, Muamar Kadafi, ditador da Líbia, perdeu a guerra contra os rebeldes.

O livro “O SILÊNCIO CONTRA MUAMAR KADAFI” mostra como Kadafi pouco a pouco foi sendo cercado pelos rebeldes, e o autor, Andrei Netto, mostra a história de um povo que desejava liberdade, respeito as tradições e democracia na Líbia. A questão é que a narrativa do livro não é feita de fora, através de notícias dos jornais ou da internet, mas a partir da ida de Netto, repórter do jornal “O Estado de São Paulo”, para cobrir o conflito na Líbia.

É muita loucura! Como um repórter deseja ir para uma zona de conflito, conversar com os rebeldes e também com participantes da ditadura, numa grande instabilidade social? Bem… Netto foi preso e passou por situações bem complicadas… e tudo isso está no livro. O que o governo de Kadafi mostrava para o mundo era um país em ordem, e com tudo sob controle. Contudo, pouco a pouco, como é relatado no livro, notícias vindas da internet dão conta que as coisas são piores do que as apresentadas.

No livro, você ainda terá a citação do ex-presidente Lula, ataques secretos de alguns países ligados a OTAN, e relatos minuciosos de pessoas que viviam no cárcere social, sem poder manifestar sua cultura e cidadania. Se você é estudante ou profissional formado em jornalismo, ou simplesmente gosta de um bom relato, este livro pode seduzir você! Detalhe: você certamente irá questionar a ditadura de Kadafi, e existe a possibilidade de você também questionar o movimento rebelde. Quer saber porque? Então Leia!

Livro: O silêncio contra Muamar Kadafi

Autor: Andrei Netto – Twitter: @andreinetto

Editora: Companhia das Letras. Twitter: @cialetras

 

Por Ricardo Verçoza – Professor e mestrando em Indústrias Criativas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s