O mundo do cinema: “Marathon”, uma história inspiradora sobre autismo e superação

O mundo está avançando e que bom que alguns preconceitos bobos estão sendo descontruídos. Mas ainda assim há muito o que se avançar, e enquanto não se dialoga sobre os “problemas”, não iremos considerar que por trás de toda dificuldade, estresse e até angústia, existe um ser humano que precisa de ajuda.

Precisamos avançar no tema autismo, e por mais que seja difícil para algumas pessoas, certamente é ainda mais para os pais e mães com filhos com tais características. Para tanto, abordo aqui o filme “MARATHON” (baseado em fatos reais), que conta a história de uma criança chamada Cho-won em seu processo de criação. O filme mistura drama e humor.

O lado do drama envolve uma família que não sabe lidar com o autismo. A mãe de Cho-won pensa em deixa-lo, mas assume a responsabilidade de criar o filho. O pai, sem entender aquela situação, e talvez sem o desejo de esforçar-se para fazer mais, é colocado para fora de casa pela sua mulher. Isso sem contar com a legítima necessidade de atenção do irmão de Cho-won, que não tem autismo.

Já no lado do humor, é percebido nas situações Cho-won no dia a dia… e ai percebemos que mesmo diante dos problemas, sorrir é fundamental para continuarmos no caminho. Cho-won, a medida que vai crescendo, desenvolve uma vontade grande por correr, fato que faz sua mãe investir nesta vontade contratando um treinador. Essa relação é cheia de “brigas infantis” e troca de reconhecimento.

Desconhecimento. Sustos. Desafios. Lutas emocionais.

Uma criança com autismo. Uma mãe superprotetora. Um pai meio ausente. Um treinador chato e sem vontade de ajudar.

No resumo…é uma história cheia de pequenos aprendizados, com uma narrativa linear e cativante, contando de uma perspectiva lúdica como é ser diferente e como podemos viver a diferença.

Não é fácil… mas é necessário.

Filme: Marathon | Origem: Coreia do sul | Tempo: 117 mim | Ano: 2005 |

OBS¹: o filme tem na Netflix.

OBS²: espero não ter dado spoiler.

 

Por Ricardo Verçoza

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.