O título do texto também é título de um livro cujo autor é Antônio Ermírio de Moraes. O mesmo livro traz alguns questionamentos de ordem pessoal e coletivo e como nós podemos pensar diferente…agir diferente. De uns tempos para cá venho observando com um pouco mais de atenção os fenômenos ditos “extraordinários” que acontecem no país, e de uma forma mais específica em Pernambuco. Vez por outra acontece algum lançamento de um grande empreendimento que se torna o sonho para todos. Vez por outra transformam uma simples ação de julgar culpados em um espetáculo para atrair audiência. Como pensar num desenvolvimento consciente, com pessoas inteligentes e capazes de criticar o que não agrega, se mais e mais valorizamos o fútil e esquecemos o necessário?
Se sobram indivíduos a propagar pela internet o nosso estado (ainda) primitivo de viver em sociedade, falta a capacidade analítica de entender e por em prática os bons valores e a ideia de evolução. Não criamos boa parte – senão todos- os problemas que existem ao nosso redor. No entanto, podemos escolher que postura tomar…que palavras falar…e que atitudes compartilhar.
A grandeza não está em um lugar especial ou em uma única pessoa. Está em todos aqueles (as) que acreditam ser possível a mudança…a reinvenção.
Livro citado:
Título – Somos todos Responsáveis
Autor – Antônio Ermírio de Moraes
Editora – Gente
Por Ricardo Verçoza – Professor, Administrador e Blogueiro
Twitter: @CapitaoCoragem